A sul-coreana Samsung começou o ano forte. Com grande força. Já no final de 2011 um resumo de contas realmente promissor foi antecipado e, de fato, a sua ordenação durante o primeiro trimestre de 2012 rendeu dados excelentes. Não se torna apenas o primeiro fabricante mundial de telefones celulares. Além disso, também avança nessa primeira curva do ano para se posicionar como o número um naquela categoria específica que conhecemos como smart phones, ou smartphones .
Podemos usar os dados fornecidos por Strategy Analytics ou IDC. Embora os números com os quais a Samsung se posiciona no topo do ranking dos fabricantes desse tipo de aparelhos dancem, o fato invariável é que a firma de Seul supera os demais concorrentes nessa arena. De acordo com as informações que emanam da investigação da primeira consultoria citada, a empresa sul-coreana teria vendido, no primeiro trimestre, um total de 44,5 milhões de terminais cadastrados na categoria de smartphones , ante 35,1 milhões de iPhones que teria vendido maçã. O mesmo número de telefones tocados com a maçã californiana é o enviado pelos dados do IDC, embora no caso desta outra casa de análise, a Samsung teria conseguido chegar a 42,2 milhões de aparelhos, apenas cerca de 2,3 milhões a menos do que no caso do estudo homólogo.
Assim, tendo em conta os dados de duas análises, o crescimento expresso pela Samsung neste último trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior teria oscilado entre 253 e 267 por cento, consoante tomemos como referência as informações do Strategy Analytics ou do IDC. Boa parte da responsabilidade por estes números está determinada por alguns dos terminais com os quais a empresa sul-coreana tem feito uma abordagem intensa do mercado, especialmente no caso do Samsung Galaxy S2, Samsung Galaxy Note, Samsung Galaxy Y ou Samsung Galaxy R, bem como as reedições do Samsung Galaxy Sque foram vistos durante o último trimestre de 2011.
Mas a coisa não termina aí. Os argumentos com os quais a Samsung quer responder às intenções da concorrência já começam a chegar às lojas. Nós estamos falando sobre o Samsung Galaxy Ace Além disso, Samsung Galaxy Ace 2, Samsung Galaxy Mini 2, Samsung Galaxy Beam e Samsung Galaxy S Advance, de alto de gama média terminais que representarão o posto avançado para o público em geral que irá cobrir o joia da coroa do fabricante em 2012. Estamos falando do Samsung Galaxy S3, um celular que em poucas horas será descoberto em Londres.
Quanto aos números da concorrência na análise do IDC, já dissemos que a Apple está em segundo lugar com 35,1 milhões de iPhones vendidos. A lista da Nokia continua, caindo para o terceiro lugar com uma participação de 8,2 por cento, representada por quase doze milhões de terminais vendidos. A RIM também caiu uma posição e, durante o primeiro trimestre, vendeu 9,7 milhões de telefones celulares de sua linha BlackBerry.
