Embora inicialmente tivesse sido proposto que o Android 3.0 Honeycomb (lembre-se: a plataforma que o Google criou especificamente para tablets) não tivesse customizações (pelo menos, isso foi sugerido durante a apresentação do sistema), durante a última feira mobile em Barcelona aprendemos que a HTC adaptaria seu HTC Sense ao novo ambiente. E esta semana, a Samsung seguiu na esteira, apresentando seus novos tablets (Samsung Galaxy Tab 8.9 e Samsung Galaxy Tab 10.1) com Samsung TouchWiz UX.
O Samsung TouchWiz UX não é outro senão o TouchWiz 4.0, a quarta geração da interface nativa que o fabricante coreano tem desenvolvido para seus dispositivos móveis. Com esta nova etapa, aposta nas janelas flutuantes (conhecidas como widgets) e no rápido acesso a aplicações e bookmarks como principais valores para que a plataforma se torne uma aposta segura e uma boa experiência de trabalho para o utilizador.
Por um lado, no Samsung TouchWiz UX temos os widgets. A Samsung renovou as habituais janelas flutuantes de sua interface (informações de tempo, calendário, agenda, alertas, etc.), que agora possuem um novo design, embora muito em linha com o que podemos ver no TouchWiz 3.0 que decora seus celulares Android e Bada.
O sistema de configuração do widget ainda funciona da mesma forma. Se pressionarmos com o dedo por alguns segundos em um espaço vazio da tela inicial, aparecerá a caixa de opções que nos permitirá preencher o painel de conteúdo.
Basta selecionar o que queremos e arrastá-lo até a posição onde vamos localizá-lo. Claro que, como novidade, a Samsung abandona a grelha na disposição das janelas flutuantes, para que se possam sobrepor umas às outras, no verdadeiro estilo Surface.
Em adição, também como um Widget, poderíamos definir marcadores para nossas páginas de exibição da Web favoritas para acessá-los diretamente da tela inicial. Isso não é novo.
O que sim é o fato de que, para configurar o widget vai funcionar como marcador, poderia fazer uma captura de tela da web, e usar essa imagem como um marcador a partir do painel de início.
E nesta linha, os aplicativos favoritos também podem ser configurados para ficarem mais acessíveis. Para fazer isso, usaremos um novo acesso configurado no Samsung TouchWiz UX para Honeycomb.
Chama -se mini-aplicativos e serve, por um lado, para indicar quais são os aplicativos aos quais queremos ter acesso em todos os momentos, e por outro, para nos dizer quais são os utilitários mais comuns em nosso dia-a-dia de usuários.
Imagens: BGR
Outras notícias sobre… Android, Samsung, Samsung Galaxy Tab, Tablets