As previsões acabaram se cumprindo: a sul-coreana Samsung bateu seus próprios recordes de vendas de celulares no último trimestre de 2011. Ontem, sexta-feira, 6 de janeiro, a empresa asiática divulgou publicamente o balanço dos três meses encerrados no ano passado, contabilizando um montante de 35 milhões de smartphones vendidos só naquele período.
Com isso, os de Seul selam um crescimento estimado em 25 por cento em relação ao trimestre anterior, e 73 por cento no lucro em relação ao mesmo período de 2010, como sabemos por meio de informações da Reuters. E é que a Samsung registrou um lucro nas operações de nada menos que 4.500 milhões de dólares - mais de 3.470 milhões de euros, ao câmbio atual.
Os analistas previam nos dias anteriores à publicação dos resultados da empresa que estes dados se manteriam nos já espectaculares 4,1 mil milhões de dólares -quase 3,15 mil milhões de euros-, o que sublinha a excelente saúde para a qual passar nas contas da multinacional coreana.
Tal é o entusiasmo que o balanço impresso na sede da empresa entre as projeções que o programa para o atual trimestre contempla vendas de republicação dos últimos três meses, de forma que entre janeiro e março deste ano se espera revender 35 milhões de unidades de seu catálogo de telefones móveis.
O futuro da empresa neste segmento acontece, segundo projeções das empresas BNP Paribas e Korea Investment & Securities, com a venda de nada menos que 170 milhões de smartphones em 2012. Deve-se observar a categoria a que ambas as empresas de análise se referem. Este não é um dado referente a toda a oferta de telefones Samsung, mas apenas aos chamados smartphones , ou seja, telefones celulares com funções avançadas.
No caso de toda a gama de telefones, a partir de novembro de 2011, a Samsung conseguiu vender mais de 300 milhões de unidades. O número ganha mais relevância quando se sabe que a expectativa da empresa era comercializar 280 milhões de aparelhos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011, pelo que se pode constatar, sem hesitar, que o ano passado foi o mais gratificante para Figuras da Samsung.
