Tão claro quanto o enigma de "neste banco há um pai e um filho" é o apelo que a sul-coreana Samsung fez com o apoio do norte-americano Google para o próximo dia 11 de outubro. O próximo dos famosos descompactados da empresa de Seul foi postulado como um episódio do Google, com o qual, pouca margem é deixada para a imaginação.
Porque, qual dispositivo a Samsung confirmou que iria desenvolver com o Google alguns meses atrás? De fato: o Samsung Nexus Prime, a terceira geração do telefone nativo de Mountain View.
É o mesmo dispositivo com que começaria a nova etapa do Android, com uma plataforma, Ice Cream Sandwich, que reconciliaria as versões mobile e tablet, que com Honeycomb e Gingerbread tiveram a oportunidade de conhecer a singeleza, por chamá-lo de alguma forma.
O facto é que, como já vos dissemos, Ice Cream significaria o regresso a uma filosofia próxima à do iOS, onde o mesmo sistema é desenhado segundo parâmetros diferentes dependendo do suporte onde irá funcionar. Disse no paladino romano: o novo Android será o mesmo nos tablets e celulares compatíveis da empresa, assim como acontece com o sistema iPad e iPhone, onde a aparência muda para se adaptar à tela.
Caso houvesse alguma dúvida se o Samsung Nexus Prime entrará em nossas vidas no dia 11 de outubro, é só verificar se o Google habilitou a opção de acompanhar a apresentação através do canal oficial do Android no YouTube, o que deixa de fora não há dúvida de que o sanduíche de sorvete está prestes a cair.
Em termos de desempenho, o Samsung Nexus Prime não revelou claramente quais recursos ofereceria. Fala-se em uma tela de 4,65 polegadas, embora dependendo dos rumores, ela oscile entre uma resolução WVGA (800 x 480 pixels) ou HD (1.280 x 800 pixels).
O processador operaria a uma velocidade de 1,5 GHz, embora, novamente, a sombra da dúvida recaia sobre este celular, pois não se sabe ao certo se seria um processador dual-core ou single- core (seria mais lógico apostar para a primeira opção). Quanto à câmera, é surpreendente que o mais recente conhecido é que ela integraria uma resolução máxima de cinco megapixels.
