Índice:
Embora a empresa coreana Samsung continue a ser líder no mercado móvel espanhol, a Huawei está começando a seguir seus passos e já está lutando para conquistar o primeiro lugar. Na realidade, é difícil prever se a empresa chinesa vai derrubar a Samsung em um futuro próximo ou se o mercado espanhol nos trará novas surpresas.
Em qualquer caso, a Huawei cresceu e atingiu uma quota de mercado de 22,1% no nosso país, um valor próximo de 23,2% para a Samsung. Se mantiver o atual ritmo de crescimento, poderá efetivamente se tornar a marca mais vendida na Espanha, embora também deva ser considerada a presença de outras marcas que poderão se fortalecer ainda mais no futuro, como a ZTE.
Huawei já possui 22,1% do mercado
Os últimos dados Kantar disponíveis, correspondentes ao mês de julho de 2016, mostram uma realidade evidente: os dois grandes gigantes do mercado espanhol são hoje Samsung e Huawei: a empresa coreana continua na liderança com 23,2%, enquanto a Huawei atingiu 22,1% naquele mês.
Os números de vendas das últimas Samsung modelos emblemáticos, o Samsung Galaxy S7 eo Samsung Galaxy S7 Borda, consolidaram a posição da marca em todo o mundo, mas em Espanha há um ligeiro declínio que coincide, por sua vez, com um certo tendência ascendente para a Huawei.
A empresa chinesa afirmou anteriormente que pretende dominar o mercado móvel na Espanha até 2020 e parece que está um pouco mais perto de alcançá-lo. Os próximos meses podem ser um período chave para considerar uma possível liderança da Huawei se os problemas com as baterias do Samsung Galaxy Note 7 tiverem consequências negativas nas vendas da Samsung. Claro, a empresa coreana erradicou esse problema e já deu uma data próxima para retomar a venda de seu novo terminal estrela.
É muito provável que a Huawei também tente explorar totalmente sua segunda marca, a Honor, que apresentou o terminal Honor 8 há algumas semanas. É um telefone com características muito semelhantes às do Huawei P9 mas com um preço muito mais moderado (cerca de 400 euros), o que lhe poderá permitir conquistar uma parte importante do público jovem em Espanha.
Por outro lado, a Apple volta a despertar interesse no nosso país, onde o lançamento do iPhone SE e as estratégias de publicidade e vendas durante o verão parecem ter dado frutos: a empresa atingiu 9,2% do mercado em o mês de julho.
Os dados contrastam ligeiramente com os do primeiro trimestre de 2016, período em que a Samsung atingiu 28,6% das vendas, ante 19,6% da Huawei. E a Apple tinha 6,4% do mercado, que agora subiu para 9,2%.
Na Espanha, 9 em cada 10 smartphones são Android
Entre os dados publicados pela Kantar para o mês de julho de 2016, destaca-se também o número recorde alcançado pelo sistema operativo Android em Espanha: segundo o último estudo, no nosso país 90% dos smartphones do mercado utilizam o sistema operativo Android, contra 9,2% para telefones iOS e apenas 0,6% para Windows. Nos últimos meses, esse percentual variou um pouco, mas permanece em 90% ou até mais.
