Embora grande parte dos adeptos da telefonia móvel saberia relacionar mais de um celular com a fabricante sul-coreana Samsung sem problemas, a verdade é que muitos desses usuários provavelmente não estão cientes de uma informação que veio à tona nestes dias: Samsung já lançou mais de 100 celulares com sistema operacional Android no mercado. Levando em consideração que se trata de um fabricante que entrou no mercado de telefonia móvel comercial ainda em 2009, trata-se de uma empresa que, em média, lança cerca de 20 smartphones por ano.
Na verdade, se contarmos apenas as versões originais de cada celular (sem levar em conta as edições alternativas), veremos que a Samsung lançou um total de 114 telefones Android nos últimos cinco anos. Fazendo uma pequena viagem no tempo, podemos ver que o primeiro dos celulares comerciais da Samsung a incorporar o sistema operacional foi o Samsung Galaxy (sem mais delongas, embora seu nome técnico fosse i7500). Era um móvel simples (como visto a partir da perspectiva presente) incorporando um ecrã HVGA de 3,2 polegadas, um processador Qualcomm MSM7200A rodando a 528 MHz, 128 Megabytes de RAM e o sistema operacional Android em sua versão do Android 1.5 Cupcake.
Mas se quisermos encontrar o primeiro celular topo de linha deste fabricante, temos que voltar ao primeiro semestre de 2010. Durante este ano recebemos a chegada de um celular chamado Samsung Galaxy S, que incorporava uma tela de quatro polegadas com resolução de 800 x 480 pixels. Era um celular muito mais parecido com o que hoje consideramos telefonia de ponta, embora por dentro encontremos especificações que hoje estão mais do que desatualizadas: um processador single-core rodando a 1 GHz, memória RAM de 512 MegaBytese, curiosamente, uma capacidade de armazenamento de 16 GigaBytes (o que é ainda superior a certos telemóveis topo de gama que chegaram ao mercado nos últimos meses, embora se deva referir também que este terminal foi comercializado com outra versão de 8 GigaBytes de memória interna). Se fôssemos procurar a versão mais recente deste terminal, deveríamos voltar ao carro-chefe atual desta empresa: o Samsung Galaxy S5.
Essa pequena jornada pela história da Samsung na telefonia móvel nos mostra duas coisas. A primeira é o incrível crescimento que a tecnologia móvel teve nos últimos anos, pois em questão de cinco anos os grandes fabricantes conseguiram criar um mercado que movimenta bilhões de euros por ano. E a segunda é que a estratégia de sucesso dessa fabricante sul-coreana é bastante clara: trazer ao mercado o maior número possível de celulares para estar presente em todas as gamas de telefonia móvel.
