O Google está ansioso para aumentar sua linha de produtos Nexus. E a melhor forma é adaptar terminais famosos do mercado. Já aconteceu com o carro-chefe da Samsung, o Samsung Galaxy S4. E agora é a vez da equipa da HTC, o HTC One, que também vai integrar o catálogo de ofertas do gigante da Internet com um preço de 600 dólares (cerca de 460 euros ao câmbio actual).
O HTC One é um dos aparelhos mais bem preparados do mercado: seu design atrai muita atenção; oferece uma nova experiência em sua parte fotográfica e sua interface de usuário está totalmente renovada. No entanto, o Google venderá uma versão otimizada chamada HTC One Nexus Experience, que terá as mesmas características técnicas do modelo original "" aquele que a HTC vende diretamente "" e apagará todos os vestígios da interface do usuário do fabricante para abrir caminho para uma instalação Android completamente limpa - algo parecido com o que o Nexus 4 oferece.
A venda deste terminal será feita através da loja de aplicativos "" e hardware "" do Google Play. Seu preço será de 600 dólares, sendo este um equipamento totalmente gratuito que pode ser utilizado com qualquer operadora. Será lançado no dia 26 de junho e, por enquanto, estará disponível apenas em solo norte-americano, sendo compatível com as redes das operadoras AT&T e T-Mobile.
Uma das vantagens de adquirir este novo HTC One Nexus Experience é que será um dos primeiros computadores a receber as próximas atualizações do sistema operacional móvel. O mercado virá com a versão Android 4.2.2 Jelly Bean, embora a versão Android 4.3 já esteja soando forte para as próximas semanas.
Agora, uma das desvantagens desses telefones Samsung e HTC sem suas respectivas camadas personalizadas a cargo das empresas é que muitas das funções que foram adicionadas através deste canal serão perdidas. Por exemplo, na experiência HTC One Nexus você perderá o recurso HTC Blinkfeed , uma opção que exibe todas as informações de páginas populares ou de diferentes contas de mídia social na tela inicial.
Agora, o modelo que será vendido a partir de junho nos Estados Unidos terá memória interna de 32 GigaBytes. Sua tela continuará a ter um tamanho de 4,7 polegadas diagonalmente atingindo uma resolução máxima de Full HD (1920 x 1080 pixels). Enquanto isso, a tecnologia usada em sua câmera, a HTC Ultrapixel, também continuará presente com o que vai deixar as fotos mais brilhantes, além de ter que usar menos o flash embutido.
A potência declarada ficará a cargo de um processador Qualcomm quad-core com uma frequência de trabalho de 1,7 GHz e uma RAM de dois GigaBytes. Mas não podemos esquecer a câmera frontal de 2,1 megapixels para videochamadas ou a possibilidade de fazer gravações de vídeo em qualidade Full HD para depois compartilhar todo o material com outros computadores através de tecnologias como NFC ou DLNA.