O atual Nokia Lumia 520, apresentado no início do ano passado de 2013, parece ter um novo sucessor pronto pela fabricante finlandesa Nokia. É o Nokia Lumia 530, um telemóvel que protagonizou uma fotografia filtrada em que - mais ou menos precisamente - podemos apreciar o aspecto que terá o terminal que poderá procurar posicionar-se como um dos telemóveis mais baratos do sistema operativo Windows Telefone 8.1.
As informações sobre este novo Nokia Lumia 530 nos permitem saber que sua tela terá um tamanho aproximado de 4,3 polegadas com uma resolução provavelmente permanecerá em 800 x 480 pixels (a mesma do Lumia 520). Também se presume que o sistema operacional instalado como padrão será o Windows Phone em sua versão mais recente do Windows Phone 8.1, o que nos permitirá desfrutar de todas as novidades que esta versão traz. E uma dessas vantagens é a incorporação dos três botões do sistema operacional dentro da tela, algo que na edição anterior deste celular aparecia na forma de botões físicos que ocupavam uma faixa na parte inferior da tela.
Já o Nokia Lumia 520 é um celular que conhecemos no início de 2013. Este terminal foi apresentado com uma tímida tela de quatro polegadas que, hoje, é um pouco pequena para o que estamos acostumados a ver no mercado de celulares. No seu interior tinha um processador Qualcomm Snapdragon de dual core operando a uma velocidade de clock de 1 GHz com uma memória RAM de 512 megabytes e armazenamento interno de 8 gigabytes.
Lembremos também que, um degrau acima do Nokia Lumia 520, temos o Nokia Lumia 630. É um celular também projetado com a máxima economia possível em mente, e seu design simples mostra isso. Por outro lado, dentro do Lumia 630 podemos ver que estamos diante de um celular que atende perfeitamente as necessidades do usuário, e mais ainda considerando que incorpora o sistema operacional Windows Phone em sua versão mais recente do Windows Phone 8.1.
Outro detalhe interessante que não deve passar despercebido neste Nokia Lumia 530 é que em sua frente podemos ver o logotipo da Nokia. Poderíamos pensar que é algo irrelevante, mas a verdade é que é um sinal que confirma que a Nokia continuará a assinar seus telefones celulares com seu logotipo mesmo ao pensar em sua compra pela Microsoft.
Teremos que esperar algumas semanas para saber um fato muito importante sobre este terminal (além de suas especificações técnicas): o preço. Em princípio, é mais provável que o Nokia Lumia 530 tenha um preço inicial de cerca de 130 euros. Ou pelo menos é o que podemos adivinhar considerando que o Nokia Lumia 520 chegou às lojas a custar 140 euros no seu formato gratuito.
