Índice:
- O WhatsApp faz uma pausa ... mas quer se livrar dos sistemas operacionais mais antigos
- Um desafio para o futuro e alternativas ao WhatsApp
Se você ainda tem um smartphone Nokia com sistema operacional Symbian ou talvez um BlackBerry com sistema BB OS próprio, temos uma boa notícia: apesar de ter anunciado a interrupção do serviço WhatsApp para esses aparelhos, está confirmado que o aplicativo de mensagens continuará estando disponível até 30 de junho de 2017.
O WhatsApp faz uma pausa… mas quer se livrar dos sistemas operacionais mais antigos
Embora o WhatsApp tenha anunciado que vai estender a vida do aplicativo de mensagens para aparelhos Nokia com telefones Symbian e BlackBerry, a empresa continua com a intenção de se livrar gradativamente de smartphones e sistemas operacionais que estão se tornando obsoletos ou que usam muito poucos usuários.
O WhatsApp continuará disponível para telefones BlackBerry com sistema operacional BB OS (incluindo BB10) e smartphones Nokia com sistema operacional Symbian ou sistema Nokia S40 até 30 de junho de 2017. Isso foi confirmado por um comunicado oficial da empresa de que modifica a data originalmente planejada, o final de 2016.
Porém, além dessa extensão, o WhatsApp anunciou que outra série de aparelhos não terá mais acesso ao aplicativo no final de dezembro deste ano, conforme planejado: smartphones com sistema operacional Android 2.3 Gingerbread ou anterior, com Windows Phone 7 ou anterior e iOS 6 ou anterior.
Um desafio para o futuro e alternativas ao WhatsApp
O WhatsApp se caracterizou até agora por ser um aplicativo quase universal, disponível para a grande maioria dos smartphones independentemente da idade ou de suas características: afinal, é um aplicativo bastante leve e que não consome muitos recursos gráficos para funcionar.
Agora, a corrida para acompanhar as demandas dos usuários (como inclusão de videochamadas, envio de gifs e outras novidades) parece ter influenciado a decisão da empresa de começar a retirar o aplicativo dos aparelhos e sistemas operacionais que estão se tornando obsoletos para se concentrar nas versões mais recentes e mais difundidas.
Embora seja verdade que a maioria dos usuários já possui as últimas (ou penúltimas) versões dos sistemas operacionais mais comuns (Android e iOS), nem todos os que usam o WhatsApp estão preparados para o desaparecimento do aplicativo. Não devemos esquecer que setores e populações de menor poder aquisitivo têm poucas opções para renovar com frequência seus terminais e manter o mesmo número de telefone por muitos anos.
Enquanto isso, os aplicativos concorrentes continuam avançando. O WhatsApp continua sendo um favorito global para mensagens instantâneas, mas sua remoção de telefones e sistemas operacionais mais antigos pode cobrar seu preço. Você sempre pode usar aplicativos alternativos que ainda sejam compatíveis com esses telefones, mas a melhor solução provavelmente seria a criação de uma versão mais leve e simples do WhatsApp (como o Facebook fez com o Facebook Lite) capaz de funcionar em telefones menos potentes ou com sistemas operacionais mais antigos.