Índice:
O iPhone e o iPad oferecem muitas funcionalidades com iOS e iPadOS e em breve, com as novas versões de ambos os sistemas operativos, poderemos realizar funções muito interessantes. Por exemplo, adicionar widgets à tela inicial de iPhones ou escrever com o Apple Pencil e converter automaticamente em texto do iPad. Mas e quanto à capacidade de duplicar aplicativos? Isso pode ser feito no iPhone e no iPad sem jailbreak? Nós verificamos.
Aplicativos duplicados no iOS
Atualmente, o iPhone não permite que você use duas janelas de um aplicativo ao mesmo tempo. Também não há opção de tela dividida. Ou seja, a função de usar dois aplicativos ao mesmo tempo. A Apple nunca comentou os motivos, mas é possivelmente um problema de usabilidade. A experiência não seria muito boa considerando que a tela maior tem 6,5 polegadas. Se dividirmos um aplicativo, dificilmente haverá espaço para ver as informações.
É aconselhável fazer o jailbreak para ter essa opção no iOS? Talvez com o jailbreak haja uma função para usar um aplicativo em duas janelas. No entanto, essa ação não vale a pena. O iOS é um sistema muito maduro e a experiência que oferece já é mais do que suficiente para o dia a dia. Além disso, desbloquear o iPhone envolve riscos diferentes, como perda da garantia.
No iPad é possível, mas com limitações
No iPad é diferente. Com a primeira versão do iPadOS, assim como o iPadOS 14 chegando no outono, podemos duplicar os aplicativos. Claro, com algumas limitações. Poucos aplicativos nos permitem fazer isso. Entre eles, Safari, Notes e mais alguns. Outra função que a Apple também permite é ativar um aplicativo como janela flutuante. Ou seja, em vez de termos dois aplicativos divididos na tela, podemos adicionar um aplicativo como janela flutuante. Isso é muito útil para ler informações. Ou, por exemplo, assista a um vídeo enquanto navega na internet.
Como podemos usar o mesmo aplicativo em duas janelas? É muito simples. Insira um aplicativo que suporte esta ação. Por exemplo: Safari. Deve haver pelo menos duas guias no navegador. Na área superior, clique na guia que deseja dividir e arraste-a para o lado. Você verá uma animação que divide a tela. O aplicativo já estará duplicado.
Se você quiser que a janela flutue e ocupe apenas uma pequena parte da tela, arraste a guia para o lado direito ou esquerdo, mas sem que seu dedo toque a borda do iPad. Você verá como a animação muda e cria uma espécie de retângulo. Agora, solte o dedo e a janela aparecerá flutuando.
Por fim, também podemos usar dois aplicativos na mesma tela. O que é conhecido como 'Tela dividida'. Claro, ele só funciona com os aplicativos que temos no banco dos réus. Nesse caso, o procedimento é o mesmo da duplicação de um aplicativo: arraste o ícone para um dos lados e aguarde a animação detectar a divisão da tela. Assim de simples.