Há várias semanas ecoamos a possibilidade de a Apple exportar a política de preços que executou durante a apresentação do iPhone 4S para seus tablets. Assim, afirmou-se que os iPads atualmente disponíveis nas lojas - o iPad 2 - poderão sofrer uma queda de preço, com o objetivo de se tornarem na gama média dos de Cupertino para este mercado, e assim serem mais competitivos no enfrentando os terminais que inundarão o mercado durante 2012 - com atenção especial à ameaça que paira sobre eles das mãos da Amazon e seu Kindle Fire -.
Assim, através do DigiTimes, ficamos sabendo que a Apple quer seduzir a nova clientela desse segmento recitando os versos que mais deslumbram os usuários: nutritiva redução de preços e chefão para que a concorrência enfrente um aparelho que, já contando com O argumento da popularidade acrescenta às suas virtudes o fato de custar US $ 200 a menos - cerca de 150 euros, ao câmbio atual, que possivelmente seria entre 180 e 200 euros se a estratégia fosse importada para solo europeu -.
Esta possibilidade, conforme detalhado pelo DigiTimes, responde à previsão feita por um grupo de analistas, que também consideram que se a Apple lançar não um, mas dois tablets, durante este 2012, a queda de preço do iPad 2 não se concretizaria em os termos expostos, pois seria o modelo de última geração que assumiria os custos de aquisição que o ainda último tablet da empresa possui atualmente, enquanto o segundo aparelho a ser vendido monopolizaria o preço que está atualmente estipulado para o referido iPad 2.
Ou seja: a queda de preço do iPad 2, e sua validade no catálogo da Apple, ficariam condicionadas à quantidade de novos aparelhos que a empresa apresentar este ano. Caso conheçamos apenas um iPad 3 - fala-se também de um iPad 2S -, o iPad 2 Wi-Fi teria preços entre 300 e 500 dólares - entre 280 e 480 euros, seguindo a progressão relativa aos preços actuais do iPad 2 Wi-Fi na Espanha -.
Em todo caso, convém não jogar o sino no alto, para quem quer comprar um iPad 2, nem entrar em pânico, para quem pensa em vender seu tablet com vistas a comprar o novo modelo. A Apple ainda não mudou uma data em relação a esses dados, por isso é aconselhável ser prudente e esperar que os de Cupertino comentem sobre isso.
