O fluxo incessante de rumores sobre os novos terminais de última geração da Samsung, Samsung Galaxy S5 e Samsung Galaxy Note 4 continua. De acordo com as últimas notícias publicadas na mídia coreana, a empresa está pensando em reduzir custos com a introdução de painéis do tipo PLS LCD nesses dispositivos.
É a mesma tecnologia que já está presente nos tablets Samsung, como o Nexus 10 (feito para o Google) e o Galaxy Note 10.1, e cuja produção está estimada em 20% menos. Assim, seria possível baixar o preço final desses novos aparelhos e enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada, que luta muito para arrancar o trono da Samsung em termos de vendas.
Atualmente, tanto o Galaxy Note 3 quanto o Galaxy S4 usam telas do tipo AMOLED, que em suas últimas versões conseguiram igualar a qualidade dos melhores painéis LCD, mantendo as vantagens dos OLEDs (como maior fidelidade do preto). Em contraste, os painéis LCD exibem cores mais naturais e requerem menos energia para tarefas como navegar em páginas da web. No entanto, esta última informação entraria em conflito com outros rumores que apontavam para a chegada de painéis Super AMOLED com resolução 2K.
As vantagens que a tecnologia PLS (Plane Line Switching) traz sobre a retroiluminação por LED estão listadas no site oficial da Samsung, afirmando que a primeira é superior e atualmente é a melhor do mercado. É um desenvolvimento da empresa sul-coreana, que em tese melhora a precisão e a qualidade da imagem em relação a outra das tecnologias estrela dos painéis atuais: IPS. Seu ângulo de visão é capaz de até 178 graus, com uma gama de cores 100% sRGB e 16 milhões de cores para a fidelidade mais realista possível. O consumo também é até 30% inferior ao IPSe evita que a cor seja distorcida em algumas áreas, atingindo 90% de uniformidade com tons de cinza mais intermediários entre brancos e pretos. Por fim, o tempo de resposta, que garante que não vejamos rastros quando há muito movimento na tela, aumenta para 5 milissegundos.
O novo Samsung Galaxy S5 chegaria em abril de 2014 e não no primeiro trimestre do ano, como se pensava, e entre suas principais novidades poderia incluir um processador de 64 bits (como o iPhone 5s, único terminal que nestes incorpora esse avanço de tempo), uma câmera de 16 megapixels e caixa metálica para quebrar a tendência dos modelos anteriores, baseados no policarbonato.
Por sua parte, o Samsung Galaxy Note 4 iria incluir um espectacular 20 - megapixel e apresentadas em datas semelhantes aos do Galaxy S5. Resta esperar mais alguns meses para descobrir quais boatos são verdadeiros e se tornam realidade e quais acabam sendo descartados.
