Além do Android ou iOS, outros sistemas operacionais coexistem, menos conhecidos, mas aos poucos ganhando terreno. KaiOS é um deles. Atualmente, está disponível em mais de 100 milhões de aparelhos, embora apenas em aparelhos de baixo custo, já que essa plataforma foi projetada para rodar em celulares de baixo custo. Um dos próximos fabricantes que poderia recorrer ao KaiOS é a Nokia.
Nas últimas horas surgiram algumas imagens de um terminal da empresa, que guarda muitas semelhanças com o Nokia 220, e que parece ser gerido pela KaiOS. Em qualquer caso, existem algumas dúvidas sobre isso. A parte mais relevante da imagem é a presença do ícone do Google Chrome. Não se esqueça de que o KaiOS é uma bifurcação de código aberto do extinto Firefox OS. No entanto, não existe um Chrome oficial para KaiOS, o que indica que poderia ser "Chrome Touchless", uma alternativa ao KaiOS baseado em Chromium. Ainda não é oficial, mas vazou há alguns meses.
As dúvidas ficam ainda mais fortes quando sabemos que os ícones do sistema, como mostrado neste celular filtrado, não correspondem totalmente ao KaiOS ou ao que se viu até agora do Touchless Chrome. Podemos dizer que é uma mistura dos dois. Da Androidpolice, eles garantem que é muito mais provável que o telefone esteja executando uma versão atualizada do KaiOS, na qual o Google já investiu milhões de dólares.
Seja o que for, e o que a Nokia prepara, o que é evidente é que o KaiOS continuará a crescer para alcançar dispositivos cada vez mais baratos, com poucos recursos no nível de hardware. O sistema está preparado para ser rápido e fluido nesses terminais com muito pouca RAM e um processador muito compacto. Podemos estabelecer uma semelhança com o Android One, também projetado para funcionar em celulares básicos. Estaremos muito aguardando para informá-lo de novos detalhes assim que tivermos mais notícias sobre os planos da Nokia a esse respeito.