Siri é a força vital do iPhone 4S. Um recurso exclusivo que simboliza o gosto da Apple em manter o conteúdo sob medida; o hardware não faz sentido sem o software . Siri é, em termos gerais, um sistema de controle de voz para funções da Apple. E algo mais.
É uma espécie de assistente pessoal que transforma o iPhone 4S em um curinga. Curiosamente, a Siri transforma o conceito por trás do iPhone. Embora o primeiro iPhone tivesse um de seus grandes atrativos (talvez o mais) em tocar na tela, com a Siri a Apple nos convida a não tocá-la.
O motor Siri é operado pela Nuance, empresa responsável pelo Dragon Dictation, o programa de controle de voz mais popular e aclamado do mercado (e que tem uma versão gratuita para iPad, como discutimos há algumas semanas).
Graças a este sistema, pudemos realizar ações comuns, como ditar textos para e-mails e mensagens SMS, lançar aplicativos, programar vias de tráfego ou ativar o viva-voz no carro. Mas o Siri promete ir mais longe, fornecendo valor agregado em relação a outros aplicativos semelhantes.
No vídeo que a Apple publicou para apresentar o Siri no iPhone 4S, trata-se de mostrar que as funções do Siri estão mais próximas da filosofia do assistente do que do simples mecanismo de ditado. É verdade que esta função, de reproduzir textos de exposições faladas, está presente no Siri. Mas a intenção desse sistema é mais ampla.
Portanto, o aplicativo interpreta comandos que parecem poder ser expostos por meio de várias fórmulas. É interessante ver que um pedido tão fora do padrão quanto iniciar uma contagem regressiva para cozinhar uma sobremesa deliciosa pode ser reconhecido como se o Siri estivesse participando de uma conversa.
www.youtube.com/watch?v=rNsrl86inpo
Obviamente, o Siri deve ser submetido a um teste completo para ver se reconhece bem os comandos de voz e em que condições. Embora para isso você terá que falar a língua de Shakespeare… ou de Zola, ou de Hesse, já que Siri só entende inglês, francês ou alemão. Pelo menos a Apple anuncia que no lançamento do iPhone 4S esses serão os únicos idiomas suportados pelo sistema.
Aqui está o erro mais flagrante do Siri. Embora prometam que será atualizado para funcionar com mais idiomas, o fato de não ser lançado reconhecendo o espanhol ou o chinês (as duas línguas mais faladas no planeta) tem sido surpreendentemente incômodo, eliminando centenas de milhões de possíveis usuários de seu mapa de cliente.