A apresentação do novo sistema operacional móvel da Apple gerou polêmica. Primeiro, do atual portfólio de produtos da empresa , apenas alguns receberão funcionalidade total; Um caso separado é o do iPad de primeira geração que está completamente fora da atualização do sistema operacional. Por outro lado, Siri "" o assistente pessoal do atual iPhone 4S "" já reconhece o idioma espanhol em diferentes variantes. No entanto, uma das grandes virtudes do assistente virtual é a capacidade de mostrar resultados locais às perguntas feitas pelos usuários; na Espanha, ao que parece, isso será mais complicado.
O próprio Steve Wozniak "" que foi cofundador da Apple com o falecido Steve Jobs '"saltou para a mídia com uma declaração que só ele pode dar," Siri era melhor antes da Apple comprase ". Foi assim que o engenheiro foi claro e contundente em entrevista ao jornal Times Union . E, aparentemente, Wozniak teve a oportunidade de testar o assistente pessoal antes que caísse nas mãos da Apple. E depois de lançar a ele as mesmas perguntas que ele fazia em sua época, as respostas não corresponderam à precisão da primeira sessão.
iOS 6 foi apresentado em 11 de junho. E um dos grandes avanços antes de ser oficialmente lançado no próximo outono foi que o Siri havia "estudado novas linguagens"; o espanhol estava entre eles. Ou seja, a partir de agora o usuário que fala espanhol pode fazer perguntas ou gerenciar seu equipamento com comandos de voz. Mas atenção, o Siri só chegará a dois dispositivos móveis da Apple: o iPhone 4S e o novo iPad. Os motivos para deixar de lado os outros terminais não foram explicados pelos de Cupertino com Tim Cook à frente.
No entanto, aqui não são as únicas limitações do assistente virtual. E é que o Siri, que nos Estados Unidos funciona perfeitamente nas buscas locais, não seria tão eficaz no resto do mundo. Isso foi comentado no portal Tecnicamente Pessoal . De acordo com este site, o Siri terá grandes deficiências na exibição de resultados locais, como a capacidade de pesquisar um restaurante próximo, os cinemas mais próximos ou postos de gasolina que podem ser encontrados no caminho.
As razões invocadas pelo portal são, por um lado, que os serviços associados com que a Siri trabalha se concentram maioritariamente nos Estados Unidos. E, por outro lado, e embora o iOS 6 e o Siri estejam em "" testes "" beta e a base de dados possa ser aumentada nos meses que faltam para o seu lançamento oficial, é improvável que o resultado seja satisfatório. Um exemplo claro seriam os casos do Google e da Microsoft. Esses dois gigantes teriam levado anos para completar um banco de dados global e coletar informações locais de todos os sites para fornecer um serviço ideal.
Assim, o que foi anunciado pela Apple na última conferência WWDC 2.012, quando se referiram à cobertura global do serviço associado ao Siri, seria questionado. Com os primeiros testes que os desenvolvedores têm conseguido fazer, constata-se que o Siri, em algumas ocasiões, não interpreta bem as dúvidas dos usuários.
