As vendas de smartphones crescem a uma taxa mais rápida do que outros dispositivos móveis. Durante 2010, a empresa Gartner estima o aumento nas vendas de smartphones em 50 por cento, enquanto o conjunto de celulares aumentará 30 por cento. Os smartphones são muito lucrativos para os fabricantes porque deixam mais espaço para eles do que os modelos básicos.
A questão é que todo mundo sabe disso e a competição nesse segmento é acirrada. Atualmente, os fabricantes de terminais móveis tradicionais devem enfrentar novos jogadores que entraram no negócio no calor de iniciativas como o Android, o sistema operacional aberto do Google. Nesse ambiente, onde as características técnicas dos smartphones são muito semelhantes, é difícil diferenciar e manter a fidelidade do consumidor à marca.
Uma pesquisa recente realizada pela empresa de pesquisa de mercado GfK mostra que os proprietários de smartphones não são muito fiéis à marca de seu celular atual. Manter a fidelidade está cada vez mais difícil, pois o consumidor não exige apenas recursos técnicos como câmera de alta resolução, GPS ou conectividade Wi-Fi, mas também acesso fácil a serviços atraentes, muitas vezes por meio de lojas de aplicativos.
A maioria dos usuários (56 por cento) não pretende optar por uma marca específica ao renovar seu terminal. Apenas um quarto dos entrevistados expressou o desejo de ser fiéis à mesma marca e ao mesmo sistema operacional. Por sistemas operacionais, os clientes da Apple são os mais leais com 59 por cento, seguidos por Blackberry (38 por cento) e Android (28 por cento). Nokia - Os usuários do Symbian fecham a mesa com 24% e os usuários do Windows Mobile com 21%.
A GfK entrevistou mais de dois mil usuários de telefones celulares na Alemanha, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido durante os meses de outubro e novembro de 2010.
Outras notícias sobre… Apple, Studies, Windows
