SMS de Natal, os espanhóis enviam menos mensagens de texto no Natal
Acabou-se o de ser cordial via SMS. Parabenizar o Natal por meio de uma mensagem de texto saiu de moda. Ou pelo menos é o que revelam os dados que têm disponibilizado aos operadores do nosso país no que diz respeito ao envio de mensagens. E é que os espanhóis enviaram cerca de 10% menos SMS para desejar boas festas aos amigos, familiares e vizinhos. Nesse sentido, é bem possível que um dos principais obstáculos tenha sido a crise, embora o mais razoável seja culpar as redes sociais e a proliferação de smartphones para se conectar à Internet por meio do celular.
Mensagens em cadeia não são mais transportadas, nem parabéns na forma de clichês. O que vai. Durante véspera de Natal, os usuários enviaram entre 6% e 15% menos SMS do que na mesma data em 2009. E não é que os espanhóis estivessem ocupados preparando canapés ou cantando canções natalinas, não. No mesmo período, o acesso a redes sociais como Twitter ou Facebook cresceu mais de 30%, um sinal que revela uma mudança de hábitos e um certo espírito de economia por parte dos utilizadores. Continuamos a celebrar o Natal com o mesmo ímpeto- ou similar - mas substituímos as tecnologias. Nada que não fosse previsível, por outro lado.
Pois todo mundo sabe que enviar SMS ou chamadas minutos antes do som da véspera de Ano Novo era definitivamente impossível. Parece que na passagem de ano o envio de mensagens também cairá significativamente, embora se espere que o ritmo das chamadas ou o chamado tráfego de voz se mantenha praticamente intacto. Ao mesmo tempo, as previsões apontam para um aumento do tráfego de Internet e uma diminuição do SMS, meios que habitualmente têm sido utilizados pelos mais jovens.
Fotos por: fazen e jaiye
Outras notícias sobre… Movistar, Orange, sms, Vodafone