A Samsung sul-coreana desenvolveu um telefone que é tecnicamente o melhor do mercado. O Samsung Galaxy S4 possui alguns dos avanços tecnológicos mais notáveis que podemos encontrar em comparação com outros dispositivos. Mas não é apenas impressionante nesse sentido. E é que o novo carro-chefe da firma asiática colocou grande parte de sua aposta nas funções inteligentes. Seu antecessor já antecipava a tendência que se confirmou com o Samsung Galaxy S4, que chega a implantar uma rica gama de aplicativos integrados que reforça ainda mais a ideia de que os smartphones são os novos canivetes suíços da era digital. Vamos ver em um flash o quemais recursos interessantes para estrear no Samsung Galaxy S4.
O telefone de toque intocável
Os rumores antecipam o que acabou se confirmando. O Samsung Galaxy S4 oferece modos de controle que não requerem interação por toque. O Samsung Galaxy S3 já contava com Smart Stay, sistema com o qual o telefone interpretava quando parávamos de olhar para a tela para que ficasse no modo hibernar sem tocá-la. E o Samsung Galaxy S4 vai um passo além nesse aspecto.
O que encontramos são funções como o Air View, uma engenhosidade que vem do Samsung Galaxy Note 2, embora no caso do tablet doméstico sul-coreano, esse sistema necessite da S Pen para funcionar. No Samsung Galaxy S4, o Air View funciona colocando o dedo suspenso no painel "" sem tocá-lo, como dizemos "", para que pré-visualizações de determinados conteúdos possam ser oferecidas sem abrir arquivos "" nem álbuns de fotos, e-mails ou outros tipos de documentos "".
Outra nova opção de controle sem acessar comandos de toque é o Smart Pause. Nesse caso, o que se consegue é que o reprodutor multimídia reaja, como no caso do Smart Stay, ao olhar. O que se trata é que o Samsung Galaxy S4 interpreta quando paramos de olhar para a tela para que o vídeo que estamos reproduzindo pare e comece novamente quando olharmos novamente para o painel. Mais simples é o Smart Scroll, outra função que vazou nos dias anteriores à apresentação do Samsung Galaxy S4 e que basicamente nos ajuda a mover as páginas da web para cima ou para baixo sem mover o dedo na tela. Para fazer isso, o telefone usa oacelerômetro, de modo que, quando inclinamos o Samsung Galaxy S4 para frente ou para trás, o conteúdo do navegador se move para um lado ou para outro.
Um celular para ficar em forma
A Samsung queria se concentrar em fazer de seu novo carro-chefe um aliado para o usuário, e não um mero instrumento. A seção dedicada a aplicativos e funções dedicadas à saúde é um exemplo disso no Samsung Galaxy S4. É verdade que para tirar partido de todas as possibilidades oferecidas pelo terminal é necessário recorrer a determinados acessórios "" que já analisámos esta semana "", o que não diminui o atractivo de saber que desde o primeiro momento o Samsung Galaxy S4 vai oferecer essas funções seriais.
A ideia é que o telefone possa acompanhar os exercícios que fazemos por meio do pacote S Health, com o qual nossos passos, frequência cardíaca e progressão são medidos. Também pode nos ajudar a ficar na linha, realizando verificações de atividade e dieta. Porém, o máximo desta seção, como dizemos, requer o uso complementar de alguns dos acessórios que a Samsung vai lançar em paralelo ao Samsung Galaxy S4.
Melhorando o atendimento
Com o Samsung Galaxy S3, vimos concorrência direta da Siri no iPhone. Chama-se S Voice e, com este Samsung Galaxy S4, vai um passo além. Deixará de servir apenas para buscar informações ou lançar aplicativos, mas também se integrará às opções de navegação GPS para gerar o que agora conheceremos como S Voice Drive. Este sistema vai não só permitir a ter um ponto de geo assistente de ponto, como sabemos pela aplicação Navigator do Google, mas também manterá as funções de controle ativas das funções do telefone que seriam gerenciadas com comandos de voz de entrada e saída.
Ou seja, enquanto usamos o sistema S Voice Drive, podemos fazer ou atender chamadas ou fazer com que o Samsung Galaxy S4 leia as mensagens ou emails recebidos. Nesse sentido, será interessante verificar se aplicativos de terceiros também serão integrados ao S Voice Drive para que, por exemplo, as mensagens do WhatsApp possam ser lidas durante a condução.
O smartphone poliglota
Outra novidade que vem de fábrica no Samsung Galaxy S4 é o S Translator. Existem vários idiomas reconhecidos por esta função, o que permite passar textos escritos e orais de um idioma para outro. No momento, esta função vem com suporte para espanhol latino-americano, embora seja esperado que os meninos sul-coreanos expandam o leque de idiomas e sotaques após o lançamento do Samsung Galaxy S4.
A camera ainda tem muito a dizer
Existem duas câmeras no Samsung Galaxy S4. O principal opera com um sensor de 13 megapixels, enquanto o secundário opera com um de dois megapixels. Já sabemos que eles carregam uma infinidade de configurações, efeitos e filtros para melhorar significativamente os resultados da captura. Mas não é isso que nos chama a atenção dentro do quadro de novidades incluído no Samsung Galaxy S4. Nesse sentido, vale destacar quatro funções muito interessantes. O primeiro é Dual Shot, um sistema que permite mesclar duas fotos ou dois vídeos capturados simultaneamente de cada uma das câmeras do Samsung Galaxy S4.
Outro utilitário que aumenta as opções embutidas no telefone Samsung é chamado Sound and Shot, e é usado para adicionar uma contextualização de áudio às nossas fotos. A ideia é que alguns segundos de som sejam capturados quando tiramos uma foto para que seja reproduzido quando virmos a imagem depois. A terceira função que queremos destacar é o Borracha, um utilitário que nos ajuda a limpar as fotografias de elementos que no momento da captura gostaríamos que não estivessem ali "" como um sinal de trânsito, um transeunte inesperado ou o cunhado que acaba incomodando na ceia de Natal ””.
Finalmente, o Samsung Galaxy S4 inclui uma nova galeria de imagens que, embora não seja um recurso devidamente integrado no controlador da câmera, melhora a comunicação entre um aplicativo e outro. Os álbuns agora são gerados de uma forma que permite gerenciar a ordem em que são apresentados e classificados de forma mais eficiente. Assim, por exemplo, podemos encontrar imagens de acordo com vários critérios, como geolocalização, abrindo opções enriquecidas que, por exemplo, permitiriam o lançamento de um álbum inteiro nas redes sociais.
"Escuta isto"
É um clássico. Temos uma música ”” ou um vídeo, ou uma imagem… ”” na memória do nosso terminal e queremos que os nossos amigos e família tomem nota disso. Com o Samsung Galaxy S4, chega-se a passar os auscultadores de orelha a orelha "" ou ainda pior: activar o altifalante do telemóvel, prática que terá feito muitos fazerem cara de desaprovação no autocarro ou no metro "". Para isso, temos na Samsung o novo carro-chefe do Group Play. Este recurso oferece a opção de passar conteúdo multimídia entre dispositivos Samsung Galaxy S4, e não só isso: o principal atrativo desta aplicação é que sincroniza todos os computadores ligados para que os conteúdos sejam reproduzidos ao mesmo tempo. Isso pode não parecer grande coisa, mas no longo prazo, outros pilotos de vagão que se depararem com usuários do Samsung Galaxy S4 irão apreciar.
Dois telefones em um
Durante o último Mobile World Congress 2013 pudemos saber como funciona o Samsung Knox, utilitário que estará presente em alguns telefones da empresa durante este ano, mas que será lançado no Samsung Galaxy S4, sendo o primeiro que veremos com Android 4.2 Jelly Bean. Knox é uma proposta semelhante ao que também vimos no BlackBerry 10, e isso permite que você tenha dois desktops com base nas diretrizes de segurança e privacidade. Um dos desktops é usado remotamente, ou seja, todo o conteúdo é localizado e criptografado na nuvem, enquanto o uso pessoal é focado na seção local do sistema "" pelo menos, tudo local que até agora pode ser considerado "". A Samsung tem feito um esforço para destacar as virtudes da Knox em termos de segurança e agilidade no seu funcionamento, e de momento a proposta que podemos ver em detalhe no Samsung Galaxy S4 é muito interessante .