A empresa japonesa Sony viu-se obrigada a vir à tona após a polêmica gerada após a detecção de um aplicativo malicioso instalado como padrão nos smartphones da linha Sony Xperia. Acontece que, há poucos dias, um usuário anônimo relatou em um fórum de discussão a existência de uma pasta instalada como padrão em seu celular Xperia sob o nome de " Baidu ", uma pasta que não só não poderia ser excluída de forma alguma, mas que aparentemente se encarregava de enviar periodicamente informações a servidores localizados na China. Considerando que o Baidu é a alternativa asiática paraGoogle, e sabendo do que se passa o governo chinês gasta em termos de controle de seus cidadãos, a polêmica foi resolvida.
Mas a Sony quis evitar por todos os meios que rios de tinta corressem sobre esse assunto e, portanto, no mesmo fórum em que o problema foi divulgado, um funcionário da Sony não demorou a aparecer, que negou toda a polêmica relacionada com a misteriosa pasta " Baidu ". Segundo este funcionário, "os celulares Xperia não armazenam ou transmitem qualquer tipo de informação do usuário para o Baidu ", e justifica que " o aplicativo myXperia usa os serviços do Google Cloud Messaging, Baidu e muitos outros aplicativos de terceiros para garantir o suporte dos nossos celulares ao redor do mundo ”. “A Sony Mobile garante a todos os seus usuários que o aplicativo MyXperia não armazena ou transmite quaisquer dados do usuário para o Baidu ”, acrescenta o funcionário.
A Sony já prometeu uma nova atualização que limitará o uso do Baidu apenas ao território asiático, evitando assim que os usuários europeus tenham qualquer suspeita quanto à privacidade das informações que manipulam em seus telefones da linha Xperia. Esta atualização só será lançada com a ideia de evitar a confusão que pode ocorrer neste tipo de situações, já que a aplicação MyXperia continuará a funcionar da mesma forma com a ideia de continuar a garantir ao utilizador uma experiência positiva na utilização do seu Sony Xperia.
Cada vez que surge uma nova polêmica relacionada à segurança de dispositivos móveis, o sistema operacional Android passa a ser o ponto principal de todos os olhares. Como se os golpes no Android não bastassem, os usuários também enfrentam outros perigos adicionais que resultam em tais casos de destaque, como, por exemplo, vazar fotos de pessoas famosas em posições que não são recomendadas para os olhos de menores. era. Esperançosamente, o Android 5.0 Lollipop, a atualização mais recente do sistema operacional Android, resolverá todos esses problemas de uma vez por todas, graças à introdução de novas medidas de segurança.
