O ano de 2014 pode ser o ano da chegada da verdadeira competição Android. A gigante japonesa da tecnologia Sony poderia lançar um novo smartphone baseado no sistema operacional Windows Phone, sistema que até agora era exclusivamente incorporado aos celulares Nokia. Se esse boato se confirmar, será a primeira vez que uma grande empresa do setor de telefonia móvel rompe com o sistema operacional do Google (Android) para se tornar um "aliado" da Nokia e de seu Windows Phone.
Mesmo assim, não seria a primeira vez que a Sony lançou um smartphone com esse sistema operacional. A diferença é que, há alguns anos, os smartphones não tinham a mesma fatia de mercado e o Windows Phone não era rival do Android. Com a recente aquisição da Nokia pela Microsoft, o Windows Phone tem uma presença cada vez maior no mercado de telefonia móvel e aos poucos começa a despertar o interesse dos gigantes do setor. Os celulares da Sony que já tentaram incorporar o Windows Phone foram o Sony Ericsson X1, o Sony Ericsson X2e o Sony Ericsson Aspen. Eles eram celulares que pertenciam à linha mítica da Ericsson, então eles não têm nada a ver com a atual geração de smartphones.
O fato de a Sony passar para o lado do Windows Phone seria um golpe sério para o Android. Com celulares tão populares como o Sony Xperia Z1, essa empresa responde por boa parte da participação de mercado do sistema operacional do Google.
O que está claro é que a Microsoft não vai perder a oportunidade que se apresenta com a aquisição do negócio móvel da Nokia. O gigante dos computadores teria tentado a Sony oferecendo descontos significativos nas taxas do sistema operacional Windows Phone simplesmente por incorporá-lo em um de seus futuros smartphones. Uma aliança entre dois gigantes como Sony e Microsoft pode significar o surgimento de um novo concorrente que colocaria os smartphones Android em sérios problemas. Além disso, se esse sistema operacional finalmente começasse a ter a aceitação que dele se espera, provavelmente muitas outras empresas se juntariam a essa aliança com o objetivo de derrubar o enorme mercado atualmente coberto pelo sistema operacional do Google.
Mesmo assim, é preciso ter em mente que, por enquanto, todos esses dados respondem apenas a um boato que foi ecoado pelo site americano TheVerge. Quase todos os anos há um boato relacionado à incorporação de uma nova empresa ao sistema operacional Windows Phone, mas por enquanto nenhuma confirmação oficial apareceu que pudesse confirmar - ou negar - todos esses dados.
Uma das coisas que atrapalham muitas empresas na hora de integrar esse sistema operacional em seus terminais é o alto custo que deve ser pago por suas licenças. Se a Microsoft permitisse a integração do Windows Phone de forma totalmente gratuita, provavelmente muitos fabricantes chineses dariam o salto final para esse sistema operacional.
