O dia seguinte, 02 de maio Sony preparou uma apresentação sobre o que os jogos de vídeo e refere-se móvel. O convite mostra um Sony Ericsson Xperia PLAY, o terminal híbrido entre um console portátil e um smartphone. E os alarmes já dispararam, dando a entender que a nova divisão móvel japonesa poderia apresentar um novo Sony Xperia PLAY 2.
O primeiro console móvel do mercado poderia ser renovado. E a Sony, ao que parece, estaria pensando em uma versão que reúna recursos suficientes para ser referência no mercado. É por isso que no próximo evento agendado para 2 de maio, pode revelar uma surpresa a este respeito com um novo Sony Xperia PLAY 2. Grandes empresas como a Gameloft, uma das maiores empresas de videogames, que possui títulos em todas as plataformas móveis do momento também estarão presentes no evento.
Além disso, o evento também é acompanhado pela descoberta de uma patente da Sony em que um terminal com dois teclados deslizantes é mostrado. Ou seja, o terminal poderia ser um pouco mais grosso que o modelo atual, mas a favor seria obtido um terminal preparado tanto para o mundo do lazer quanto para o mundo dos negócios. E é que em primeiro lugar, e depois da tela de toque, haveria um teclado QWERTY completo que favoreceria a escrita perfeita de textos e de forma mais rápida do que em um teclado virtual.
Enquanto isso, atrás deste teclado físico haveria outra parte deslizante que mostraria os controles responsáveis por permitir ao usuário controlar os videogames mais facilmente do que com os controles virtuais. Além disso, a tudo isso devemos acrescentar que a Sony - sem o envolvimento de Ericsson - tem uma grande experiência na seção de consoles de jogos. Alguns exemplos seriam o PS3 ou o PS Vita, o último laptop da fabricante japonesa que também possui conexão 3G.
Por outro lado, o kit de desenvolvimento do novo PS Vita foi lançado para desenvolvedores de plataforma; O Sony Ericsson Xperia PLAY também está entre os terminais compatíveis com os novos jogos. Portanto, não deixa de ser razoável para o fabricante continuar apostando neste tipo de equipamento e lançar sua plataforma PlayStation em todo o seu catálogo móvel: equipamentos que podem ser smartphones e tablets touch.
Outro aspecto que a Sony deve melhorar é a potência desse possível lançamento. Por exemplo, a Samsung já está cobrindo o setor com telas que chegam a 4,3 ou 5,3 polegadas, além de ingressar no novo Samsung Galaxy S3 no dia 3 de maio, que, segundo comentários, poderia ter uma tela de 4, 8 polegadas. O Sony Ericsson Xperia PLAY tem uma tela de quatro polegadas.
Por outro lado, seu processador seria outra questão a ser considerada. Atualmente existem no mercado processadores que já possuem quatro núcleos, enquanto o modelo Sony Ericsson foi lançado no mercado com um processador single-core com frequência de trabalho de um GHz. Resumindo, recursos que poderiam ser aumentados no possível sucessor, embora, como sempre, essas patentes não signifiquem que a Sony esteja trabalhando em um novo modelo. Além do mais, o fabricante não confirmou nada no momento.