Embora todos os principais fabricantes tenham decidido resignar-se a modificar o menu de desligamento do Android por conta própria, a Sony japonesa decidiu assumir a liderança comunicando ao Google que é hora de fazer alterações nesta seção. Falamos sobre a opção de “Reset”, que incorpora um pouco todos os smartphones da gama Xperia da Sony. Por mais óbvio que sua presença possa nos parecer, verifica-se que o sistema operacional Android não incorpora por padrão no menu de desligamento a opção que permite reiniciar o dispositivo. E a Sony decidiu agir sobre o assunto.
Para entender essa história, devemos primeiro saber que a Sony está trabalhando há algumas semanas em uma versão de teste do Android 6.0 Marshmallow para o Xperia. Esta versão em teste está sendo testada por um grupo de usuários que possuem um fórum interno onde podem expressar seus comentários sobre a atualização, e justamente a ausência de uma opção de "Reiniciar" é uma das críticas mais ativas no Atualização do Sony Android 6.0. Como lemos no XperiaBlog.net, a versão anterior do Marshmallow da Sony dispensa - e dispensará - a opção de reiniciar “ até que o Google concorde em incorporar esta opção na seção de configurações do desenvolvedor " Os que permanecem são as opções " Desligar " e " Tirar tela ", mas nenhum sinal de reiniciar o dispositivo.
O que a Sony pede ao Google é que incorpore a opção "Reiniciar" no Android 6.0 como padrão, embora, sim, em seu pedido esclareça que esta opção só deve estar disponível para usuários que ativaram previamente as opções de desenvolvedor em seu Xperia ( Configurações - Opções do desenvolvedor) . Em outras palavras, ou o Google incorpora a opção de " Reiniciar " e o vincula às opções do desenvolvedor, ou a Sony esquece isso para sempre.
Assim que eles estiverem nessa situação, a próxima coisa que estaremos interessados em saber é a reação do Google a essa solicitação. Resumindo, o Google descartou completamente a ideia de apresentar a opção que a Sony solicita ao Marshmallow. O que o Google fez com a solicitação da Sony, publicada neste link por um usuário identificado com o e-mail de " @ sonymobile.com ", foi integrá-la a essa outra solicitação, que na época foi simplesmente rejeitada pelo Google (sem qualquer explicação envolvida).
Portanto, no momento parece que o Google não está muito ocupado incorporando a opção de "Reiniciar" no Android 6.0 Marshmallow. Dessa forma, os fabricantes não terão escolha a não ser continuar incluindo essa opção por meio de suas camadas de personalização; Não sabemos se o comentário da Sony é baseado em uma medida de pressão, ou se ela realmente planeja ficar sem a opção de reinicializar em sua versão final do Android 6.0 Marshmallow.
