A empresa japonesa Sony está atualmente trabalhando em uma nova interface para seus terminais móveis. Esta interface chama-se Evolution, e pelo que a própria empresa explicou, estamos perante uma interface inteligente que se adapta a cada utilizador. Com essa nova interface, certas opções e determinados menus ficam ocultos até que o sistema detecte que o usuário já possui conhecimento suficiente para acessar essas seções.
A nova interface Evolution da Sony será direcionada principalmente para pessoas que não estão acostumadas a navegar no sistema operacional Android. O sistema para desbloquear as opções e as diferentes seções do celular funciona exatamente como as conquistas de um videogame; Conforme o usuário avança executando certas ações, a interface desbloqueia novas funções. Na verdade, assim que o celular for ligado pela primeira vez, o usuário encontrará uma tela inicial bem básica composta por um único painel com um relógio no topo da tela, com quatro atalhos e uma trava que impede modificações nenhum desses aspectos.
Entre algumas dessas conquistas, estaria algo tão simples quanto abrir um aplicativo cinco vezes no celular. Ao fazer esta tarefa, o usuário obteria acesso à lista completa de aplicativos instalados no terminal. Conforme mostrado no vídeo de demonstração dessa interface, a conquista é notificada por uma mensagem pop-up muito semelhante à que podemos encontrar nos consoles de videogame.
As opções de personalização desta interface também nos permitem ativar ou desativar o sistema de realização e escolher o nível de conhecimento do usuário que irá manejar o celular. Essas duas opções são essenciais para, por exemplo, deixar o telefone nas mãos de uma pessoa idosa que precisa de alguma ajuda para se mover entre os aplicativos. Além disso, dessa forma podemos evitar que essa pessoa acabe desconfigurando o celular enquanto aprende a usá-lo.
No momento, a interface do Evolution ainda não está totalmente desenvolvida, então teremos que esperar mais algum tempo para começar a recebê-la em nossos telefones. Não sabemos se esta interface será incluída em todos os smartphones Sony ou se, em vez disso, será reservada para celulares de gama média destinados a idosos e para pessoas que estão familiarizadas com o sistema operacional Android pela primeira vez. Dado que esta interface oferece opções de configuração adaptáveis a cada tipo de usuário, não nos surpreenderíamos se acabarmos recebendo-a em todos os telefones móveis da gama Xperia.
