Isso não é uma boa notícia para a Apple. Steve Jobs renunciou ao cargo. O fundador da firma de maçãs e, até hoje, chefe do conselho de administração, deixou o cargo recomendando Tim Cook para a sucessão.
O Sr. Cook está na empresa há treze anos e, nos últimos tempos, tem sido, de fato, o homem forte da Apple. Principalmente porque Jobs tem problemas de saúde. Não podemos esquecer que foi diagnosticado com câncer de pâncreas em 2004 e, em 2009, foi submetido a um transplante de fígado.
Steve Jobs fundou a agora bem-sucedida empresa em 1976 com Steve Wozniak. Depois de perder a guerra com a Microsoft e ser despedido em 1985, um Jobs revitalizado retomou as rédeas da empresa justamente quando a Apple estava no seu pior.
O lançamento do iPod, iTunes e, acima de tudo, do iPhone, marcou um antes e um depois tanto em sua empresa quanto no mundo da tecnologia. Na verdade, o iPhone mudou a maneira como todos usamos o telefone celular e foi um avanço definitivo em relação à facilidade de uso de equipamentos eletrônicos. Em adição, a empresa de Apple de Steve Jobs inventou os tablets (iPad) e mostrou que a distribuição de música, jogos de vídeo e software on-line é possível como um negócio rentável e aceito pelos consumidores.
Desde janeiro deste ano, Steve Jobs mal cuidou dos negócios mais urgentes da Apple. Vimo-lo em público pela última vez em junho com a apresentação do iCloud, a mais recente estratégia da empresa na Internet.
Até agora, as ações da Apple caíram 5%.
Abaixo reproduzimos sua carta emocional de renúncia:
“Para o Conselho de Administração e a Comunidade Apple:
Sempre disse que se um dia eu não conseguisse cumprir minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, você seria o primeiro a saber. Infelizmente, esse dia chegou.
Assim, renuncio como CEO da Apple. Eu gostaria de servir, se o Conselho considerar apropriado, como Presidente do Conselho, um diretor e um funcionário da Apple.
Quanto ao meu sucessor, recomendo que continuemos com o plano de sucessão e nomeamos Tim Cook como CEO da Apple.
Acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple ainda estão por vir. E quero ver e contribuir para o seu sucesso em uma nova função.
Fiz alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple e agradeço por todos esses anos trabalhando com você.
Steve "
. O fundador da firma de maçãs e, até hoje, chefe do conselho de administração, deixou o cargo recomendando Tim Cook para a sucessão.