Symbian, a plataforma da Nokia é a que mais se conecta à internet a partir de telefones móveis na Espanha
A Nokia também varre a navegação na web. Isso é apontado por um estudo publicado pela consultoria Nielsen com eco dos colegas da Xataka. No exame de mercado que se efectuou sobre as tendências dos utilizadores de telemóveis na navegação na web para o terceiro trimestre de 2010, extrai-se que a firma finlandesa rege no nosso país as preferências dos clientes deste mercado no que se refere a para consultar a Internet a partir do seu telefone.
No total, quase três milhões de usuários acessaram a web de um celular equipado com Symbian. O número torna-se ainda mais relevante se considerarmos que, no total, pouco mais de oito milhões de terminais constituem a frota de dispositivos que em Espanha entram na Internet através das redes móveis. E desses três milhões de aparelhos Nokia que visitam a web, um é o que chama a atenção dos usuários: o Nokia 5800 Xpress Music, com quase 1,1 milhão de unidades entrando na internet. Eles são seguidos pelo Nokia X6, Nokia N97 Mini, Nokia N95 e Nokia N81.
Por outro lado, os dados de aceitação do Symbian entre os usuários móveis que se conectam à Internet não são certificados apenas pelos terminais. Embora o sistema Nokia esteja significativamente abaixo de três milhões de dispositivos, não é até a cifra de 788.000 terminais que não encontramos o seguinte sistema operacional devido às conexões à rede de redes.
Esse é o iOS da Apple, presente nessa estatística por qualquer uma das três versões do telefone que estão no mercado, ocupando dispositivos de acesso também em segundo lugar (com o iPhone 3G) e quarto (com o o iPhone 4) e a quinta posição (com o iPhone 3G).
A lista por plataforma continua na terceira, quarta e quinta etapas do BlackBerry OS, MS Pocket PC (Windows Mobile 6.5) e sistemas Android. Recorde-se que a penetração de mercado do sistema Google tem sido a mais pronunciada, pois foi o último deste ranking a integrar o estudo. E é que segundo números da Nielsen, seu crescimento teria representado 35 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Outras notícias sobre… Estudios, Symbian
