A Nokia continua a comandar o setor de sistemas operacionais móveis com seu Symbian, com 37 por cento de participação de mercado. Poucas surpresas a esse respeito. A trocação vem em segundo lugar. Confirmando a rápida ascensão experimentada nos últimos meses, a plataforma móvel do Google, Android, consegue substituir o sistema operacional BlackBerry da RIM e se posiciona, com uma participação de mercado de 17 por cento, na segunda posição nas plataformas móveis globais.
Como dizemos, o crescimento e aceitação do Android entre os usuários de telefonia tem sido tal que multiplicou por quatorze sua participação em relação a 2009, segundo dados do estudo realizado pela Canalys para analisar saúde no terceiro trimestre do ano neste setor.. Em qualquer caso, parece difícil, senão impossível, que possa chegar à Nokia e seu Symbian, cuja presença se estende não apenas aos smartphones (para os quais lançou recentemente uma nova plataforma, Symbian 3), mas para muitos outros dispositivos de corte mais tradicionais.
Este dado está precisamente relacionado com outro que mencionamos há poucos dias, e segundo o qual Nokia, Samsung e LG continuariam a liderar o mercado de telefonia móvel (sem entrar no campo dos smartphones, que estariam incluídos no mesmo setor).
Visto desta forma, justamente o sucesso da Samsung e da LG estaria relacionado (embora não decisivo) com a penetração do Android no mercado, enquanto a Nokia manteria sua posição dominante graças a um sistema operacional que a grande maioria dos usuários reconhece como uma plataforma muito familiar e reconhecível.
Por sua vez, os sistemas RIM ou Apple ficariam para trás, e apenas nos números referidos exclusivamente à análise da venda de smartphones (que ainda hoje são mínimas em comparação com o resto dos terminais, representando apenas dois em cada dez dispositivos que são vender) cobrar um pouco mais de relevância.
Outras notícias sobre… Android, Studies, Symbian
