Índice:
O armazenamento interno de telefones celulares aumentou dramaticamente em questão de poucos anos. Lembro-me do primeiro telefone Android que tive, um HTC Desire que apareceu em nossas vidas em 2010 e que continha apenas 512 MB de capacidade. Hoje, se nossa economia permitir, podemos adquirir terminais que chegam a 1TB de armazenamento. Uma evolução tão gigantesca que, paradoxalmente, não impediu que mesmo os mesmos telefones permitissem a inserção de um cartão microSD para aumentar o tamanho do armazenamento.
O mundo dos cartões microSD pode ser um pouco vasto e complicado para quem não gosta muito desses tipos de acessórios. Especificamente, neste artigo vamos explicar em que consiste um cartão microSD Classe 10. Escolhemos este tipo de cartão porque é o que deve adquirir para o seu telemóvel e garante os padrões mínimos de qualidade em termos de velocidade de escrita e gestão de armazenamento.
O que é um cartão microSD?
Um cartão microSD é um pequeno acessório, na forma de um pequeno retângulo de plástico, no qual podemos armazenar arquivos de diversos tipos. Para que possamos nos entender, é como um disco rígido elevado à potência mínima. Pertence ao padrão SD composto por vários tipos de cartões de acordo com seu tamanho físico. Nós nos concentramos nos microSDs que são os menores. Os cartões MicroSD podem ser divididos pela quantidade de armazenamento que possuem.
Como escolher um bom cartão microSD
De acordo com o seu tamanho, são divididos em cartões SD, SDHC e SDXC, sendo:
- Cartões MicroSD: até 2 GB
- Cartões MicroSDHC de até 32 GB
- Cartões MicroSDXC de até 2 TB
É lógico que, caso queira comprar um cartão para o seu celular, a partir de agora olhe para o modelo microSDXC, mas não se preocupe: se você procurar um cartão maior que 32 GB em uma loja, será automaticamente o modelo SDXC. A próxima coisa que você tem que olhar, e isso é muito importante porque a velocidade e a eficiência do cartão vão depender disso, é a classe a que ele pertence. A classe de um cartão microSD refere-se à sua velocidade de leitura e gravação. Quanto mais alta a classe de um microSD, mais rápido ele gravará e lerá o conteúdo enviado. O que acontece se você colocar um microSD de, por exemplo, Classe 2 em um celular de última geração, como armazenamento interno? Bem, o celular vai ficar muito mais lento, porque você atribuiu ao seu telefone um nível de leitura e escrita muito baixo.
No seu especialista, recomendamos que você compre um cartão microSD Classe 10 cuja velocidade de leitura e gravação é de 10 MB por segundo. Atualmente, é a velocidade de leitura mais rápida que existe e o preço deles não é tão exorbitante quanto pode parecer. Por exemplo, em lojas online como a Amazon podemos comprar um cartão microSDXC por um preço inferior a 20 euros e de uma marca conhecida como a Sandisk. Encontramos até um cartão microSDXC Classe 10 de pelo menos 256 GB pelo preço de 22 euros e com boas opiniões, embora tenha em mente que a marca não é tão conhecida.