Um pouco de contexto para começar. Há muito tempo, até anos, se fala das grandes possibilidades oferecidas pela tecnologia NFC ( Near Field Communication ) incorporada aos telefones celulares. Hoje já não se trata de um sistema desconhecido, e não são poucos os utilizadores que já sabem que apenas colocando em contacto dois terminais equipados com este chip é possível emparelhá-lo para transferir ficheiros de todo o tipo, bem como equipar perfis de informação preciso. Uma das funções que se falava há muito tempo, como uma décima, era poder usar o celularpara fazer pagamentos. Assim, o telefone se comportaria como uma espécie de cartão de crédito "" ou débito "". Entre essas opções, poder pagar taxas de serviços de transporte foi especialmente interessante.
Hoje podemos falar disso como uma realidade em nosso país, e seu nome é taxitrônico. O que vamos encontrar com isto é um sistema muito simples que permitirá pagar corridas em táxis equipados com receptores compatíveis. Para isso, basta tocar em uma superfície especialmente projetada com o smartphone ou tablet que carregamos conosco. O Taxitronic é um sistema que já começa a ser oferecido para instalação em frotas de táxis que tenham interesse em se atualizar com este serviço, e fá-lo com a colaboração da empresa sul-coreana Samsung e da operadora britânica Vodafone.
No momento em que está em andamento a campanha de instalação da tecnologia taxitrônica, embora a função de pagamento por contato com terminais equipados com NFC ainda não esteja habilitada, sua inauguração não deve demorar muito. Assim que estiver operacional, os terminais desenvolvidos pela Samsung que poderíamos utilizar para este fim "" por exemplo, o Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy S3, Samsung Galaxy S3 Mini, Samsung Galaxy Note 2, Samsung Galaxy Tab 2 de sete polegadas ou Samsung Galaxy Note 8.0, entre outros "" deve baixar um aplicativo do Google Play. Especificamente, o utilitário Smart TD. Depois disso, o aparelho utilizado pelo cliente irá se comunicar com o receptor que possui o táxi instalado, para que a corrida seja paga utilizando a fonte de pagamento que o usuário configurou.
Por sua vez, as empresas e taxistas responsáveis pelos veículos que equipam o sistema terão um terminal totalmente integrado com os demais aparelhos que os carros já incorporam, oferecendo também serviços complementares, como GPS, gestão telemática da frota e até tradutor de línguas. Além disso, aqueles táxis que são novos e instalam tecnologia taxitrônica desde o primeiro momento, bem como aqueles que permitem uma atualização do equipamento de acordo com o que este serviço oferece, poderiam ter uma redução nos custos de integração de até 50 por cento.
Entre as funções que a taxitronic oferece aos taxistas está também a criação de um ponto Wi-Fi ao qual os clientes possam se conectar gratuitamente, tanto para navegar do smartphone ou tablet ao entrar no carro, quanto para realizar o comunicação entre o aplicativo Smart TD que funciona como portal de pagamento da corrida.