Índice:
- Bancada de teste para saber quanta bateria o WhatsApp usa no celular
- Processo de medição para saber quanta bateria o WhatsApp usa no celular
- Quanta bateria o WhatsApp usa no celular?
Deixe a primeira pedra ser lançada se você não tem o WhatsApp instalado no seu smartphone, esse aplicativo de mensagens instantâneas é um dos mais baixados da história. Tem muitas virtudes, mas a gestão de recursos não é uma delas. Já te ensinamos a resolver os problemas que esta aplicação pode apresentar e até a verificar se o consumo da bateria é excessivo. Mas hoje decidimos dar um passo além e tentar calcular a quantidade de bateria que o WhatsApp usa no celular. Nós começamos.
Bancada de teste para saber quanta bateria o WhatsApp usa no celular
Antes de entrar no assunto, vamos especificar a metodologia que utilizamos. Em primeiro lugar, o smartphone em que instalamos o WhatsApp é o Moto One Zoom, a versão Android é a mais recente disponível neste aparelho, 9.0 Pie, a versão WhatsApp é a estável mais atualizada na Play Store ou 2.20.108 para ser mais específico. Agora, para medir a quantidade de bateria que o WhatsApp usa no celular, usaremos as estatísticas oferecidas pela seção de bateria nas configurações do aparelho e como complemento ao aplicativo AccuBattery, que você pode baixar na Play Store neste link.
O procedimento a seguir com o uso do celular é o seguinte:
- Será 100% cobrado no início do teste.
- O WhatsApp será mantido em multitarefa o tempo todo.
- O uso será sob WiFi devido às condições em que nos encontramos.
- As capturas serão feitas cada vez que um múltiplo percentual de 10 for atingido.
- O fim do teste será quando a bateria atingir 15%.
- Os dados serão compartilhados, tanto aqueles do AccuBattery quanto aqueles oferecidos pelas configurações móveis.
Processo de medição para saber quanta bateria o WhatsApp usa no celular
Depois de qualificada a metodologia de uso e medição, aprofundamos no que nos interessa. Quanta bateria o WhatsApp usa no celular? Ao medir 100% da bateria, podemos ver como o consumo do WhatsApp varia ao longo de todo o ciclo de uso do celular. Ao atingir 90%, o WhatsApp está em uso há 8 minutos e de acordo com as configurações já consumiu 1% do percentual gasto. Se olharmos as estatísticas do AccuBattery, o percentual é 1,1% e o gasto em miliamperes-hora é 44,4 mAh.
Mais 10% a menos e o consumo do WhatsApp nas configurações continua em 1%, mas o uso subiu para 11 minutos. O aplicativo que usamos para comparar conta outra história, o uso subiu para 1,4% e o consumo de energia também para 55,5 mAh.
Com 70% da bateria o consumo da bateria do WhatsApp no celular subiu para 3% e o tempo de uso é de 32 minutos. Ao comparar os dados oferecidos pelas configurações da bateria com o aplicativo de medição, temos uma diferença de 0,3%, sendo o gasto de 3,3% e 133,2 mAh no AccuBattery.
Mais 10% consumidos e já estamos com 60%, esse é o ponto de virada dessa prova. O WhatsApp consumiu 10% e seu tempo de uso subiu para 1 hora e 53 minutos. Os dados do AccuBattery são semelhantes, embora estejam no lado baixo: 9,3% e 375,9 mAh consumidos.
Ao atingir 50% da bateria utilizada, o WhatsApp está no topo da estatística. O consumo é de 14% e o tempo de uso é de 2 horas e 43 minutos. Os dados oferecidos pelo AccuBattery ainda estão abaixo, embora a margem seja muito pequena: consumo de 13,1% e consumo de bateria de 542,9 mAh.
E com 40% de bateria mantém o que vimos de 60%, o WhatsApp está na primeira posição dos aplicativos com maior consumo de bateria. Na seção de bateria móvel podemos ver que tem um tempo de uso de 3 horas e 14 minutos, o que equivale a 16% da bateria consumida. Os dados do AccuBattery estão se tornando mais semelhantes, 15,8% da bateria consumida ou 644,6 mAh.
Estamos chegando ao fim do jogo , com 30% o tempo de uso subiu para 3 horas e 18 minutos e o percentual continua em 16%. No AccuBattery, os dados são quase iguais: 16,1% da bateria consumida ou 651,2 mAh. E, claro, o WhatsApp é o aplicativo que mais gasta bateria no smartphone.
Atingimos 20% e os dados permanecem constantes: o WhatsApp consumiu 16% da bateria e está em uso há 3 horas e 18 minutos. Se virmos os dados que o AccuBattery nos oferece, temos que o percentual é 0,5% maior, 16,5% ou 652,6 mAh consumido da bateria.
Com 15% de bateria, este experimento termina. Se formos para a seção de bateria nas configurações vemos que o percentual de uso do WhatsApp mudou, ao invés de ser de 16%, agora é de 15%. Essa diferença se deve ao fato de as estatísticas terem sido recalculadas com o tempo e, agora, o gasto energético das 3 horas e 18 minutos de uso do WhatsApp equivale a 15% do gasto geral. Ao comparar os dados com o AccuBattery, vemos que aqui ele continua marcando um uso acima de 16%, 16,7% para ser exato, é mais provável que este aplicativo não tenha recalculado o consumo da bateria. Claro, o dado interessante é o número de horas em miliamperes consumidos e, que, neste caso, é de 652,6 mAh.
Quanta bateria o WhatsApp usa no celular?
Vamos deixar dúvidas e responder a pergunta que dá título a este artigo: Você ficará surpreso ao saber quanta bateria o WhatsApp consome no seu celular. Em nosso teste, o consumo do WhatsApp equivale a 15% do consumo da bateria e esse percentual traduzido em números (AccuBattery) é de 652,6 mAh. E, obviamente este é um caso e é possível que o seu terminal consuma mais ou até menos. Claro, meu uso é convencional, tenho vários contatos com quem falo diariamente e alguns grupos ativos. Considero que o consumo que isso tem me proporcionado é alto, mas não está longe dos aplicativos que uso diariamente por isso é de se esperar. Mas se você notar que o WhatsApp consome mais do que a conta, você pode visitar este artigo onde ensinamos você a solucionar esse problema.