▷ Eu tenho um celular huawei, o que acontecerá a partir de agora com o android?
Índice:
- Você atualizará meu celular Huawei para as próximas versões do Android?
- Os aplicativos do Google continuarão a ser compatíveis com meu celular Huawei?
- A Huawei vai lançar seu próprio sistema operacional?
A notícia saltou durante a noite de ontem. O Google vetou oficialmente a Huawei em tudo relacionado à empresa norte-americana. A razão para isso se deve às políticas restritivas do governo Donald Trump com empresas de origem chinesa. A questão agora recai sobre o que acontecerá com os telefones Huawei que estão atualmente no mercado. Eles vão parar de atualizar para novas versões do Android? Os aplicativos do Google ainda terão suporte? A Huawei vai lançar um novo sistema operacional próprio? Nós vemos isso abaixo.
Você atualizará meu celular Huawei para as próximas versões do Android?
A verdade é que ainda não houve uma confirmação oficial do Google. A lógica nos diz que a empresa que possui parte do sistema operacional Android pode vetar atualizações em todos os telefones Huawei que possuem esse sistema. Eles vão parar de receber atualizações sobre isso? A resposta é não.
Como um sistema operacional de código aberto, o Android, ou melhor, AOSP (Android Open Source Project) publica a cada nova revisão do sistema todas as melhorias no nível do software e as correções em termos de medidas de segurança do versão Android correspondente. O problema é que por ser uma empresa de propriedade do Google, essas avaliações são informadas a ele com antecedência, para que todas as empresas que colaboram com o Google recebam sua parte do bolo com vários meses de antecedência para atualizar seus dispositivos o mais rápido possível.
Diante de tal cenário, a Huawei será forçada a esperar até que AOSP publique o código para a nova versão do Android para começar a atualizar seus dispositivos, o que para os usuários se traduz em atualizações mais lentas do Android, a menos que a Huawei prepare suas próprias correções por meio da atualização EMUI, a camada de personalização da empresa.
Os aplicativos do Google continuarão a ser compatíveis com meu celular Huawei?
A segunda grande questão tem a ver com a compatibilidade dos aplicativos do Google com os telefones Huawei. Além do YouTube ou Gmail, o Google Apps inclui uma lista de aplicativos que vão desde os serviços do Google à Play Store, passando pelo Google Maps e tudo relacionado ao Google no Android. Eles continuarão a ser compatíveis com os telefones Huawei? De acordo com o Android, sim.
Como a própria empresa garante por meio de sua conta oficial no Twitter, os aplicativos do Google serão compatíveis desde que atendidas as condições do governo dos Estados Unidos. Dada a volatilidade das políticas da administração Trump, é melhor se distanciar dessas declarações, embora, por enquanto, tudo indique que o Google Apps continuará a ser compatível com todos os telefones Android.
A Huawei vai lançar seu próprio sistema operacional?
O panorama em termos de atualizações do Android força a última pergunta a ser feita. A Huawei apresentará sua própria solução para ter controle total de seus telefones celulares? Tudo aponta para sim.
Kirin OS, o possível sistema operacional da Huawei.
Em março passado, Richard Yu, presidente interino da Huawei, declarou o seguinte:
“Preparamos nosso próprio sistema operacional. Caso não pudéssemos mais usar esses sistemas (Google e Microsoft), estaríamos preparados. Esse é o nosso plano B, embora, é claro, prefiramos trabalhar com os ecossistemas do Google e da Microsoft. "
Esta manhã, outro comunicado oficial da empresa chinesa dizia o seguinte:
"Continuaremos a fornecer atualizações e serviços de segurança para todos os smartphones, tablets e dispositivos Huawei e Honor em todo o mundo, tanto os que já foram vendidos quanto os que continuam à venda"
O cenário possível antes dessas declarações pode ser baseado em um sistema Huawei proprietário denominado Kirin OS ou na camada EMUI atual com atualizações periódicas da empresa para oferecer suporte a todos os seus dispositivos. Seja como for, teremos que ficar atentos à resposta da empresa chinesa para conhecer todos os seus planos futuros.
