Tudo indica que o lançamento do Samsung Galaxy S8 ocorrerá em alguns meses. Há sérias chances (isso é dito por rumores) de que o novo carro-chefe da empresa coreana seja revelado em um evento especial em 29 de março e que esteja à venda apenas três semanas depois. Enquanto esse momento não chegar, rumores relacionados aos dados técnicos do terminal, mas também ao seu lançamento, estão vazando - e mais serão filtrados. Um dos pontos mais importantes, sem dúvida, tem a ver com o design, que, como a cada edição, passará por mudanças importantes.
A primeira coisa a dizer é que, com base nos dados que temos sobre a mesa, a Samsung pretende lançar um par de Samsung Galaxy S8s. O primeiro teria uma tela de 5 polegadas, enquanto o segundo poderia exceder 6. Também se espera que os dois desfrutem de painéis curvos semelhantes ao Edge do Samsung Galaxy S7, de forma que o nome "edge" não faria mais sentido. Embora o tamanho seja semelhante ao de seus antecessores, o fato de não serem enquadrados por nenhuma borda tornaria a sensação de amplitude mais pronunciada. Dizem, por outro lado, que não haverá espaço para a Samsung imprimir o nome da marca na frente do telefone. Qualquer anotação deve ser carimbada no verso.
Estaríamos diante de uma tela "infinita" (é assim que os especialistas a chamam) que se estenderia pela frente do telefone. As bordas, tanto superiores quanto inferiores, seriam muito pequenas, deixando todo o destaque para o painel principal.
Mas há outra questão importante, que tem a ver com a localização do sensor de impressão digital, uma funcionalidade essencial em qualquer smartphone hoje. Rumores apostam numa mudança de local, tendo em conta que o botão físico tão característico da Samsung teria desaparecido. Dessa forma, existem sérias possibilidades de que o leitor de impressão digital acabe na parte de trás do terminal, logo abaixo da câmera. Existem outras teorias que apontam para a possibilidade de o sensor estar finalmente localizado na frente, mas abaixo da tela. Espera-se, sim, que a parte superior do telefone inclua o sensor de íris que já vimos no Samsung Galaxy Note 7 e isso acrescentaria uma vantagem de segurança para a equipe.
Também parece que os novos terminais Samsung terão uma configuração de câmera dupla. O mesmo que trazem quase todos os terminais topo de linha que vimos neste ano passado. Sabemos, é claro, que se esperam melhorias importantes no desempenho, na velocidade e, claro, na qualidade das imagens.
Por outro lado, espera-se que a Samsung acrescente mudanças importantes à estrutura e aos materiais com os quais o telefone seria feito. Pode, nesse sentido, ter sido trabalhado em uma combinação de vidro e metais que daria ao aparelho um toque muito elegante e futurista.
E você, como gostaria que fosse o novo Samsung Galaxy S8 ?
