O argumento implacavelmente desenvolvido pelos detratores do Android sempre apresenta a fragmentação da plataforma como curinga recorrente. Porém, embora seja verdade que no mercado de terminais com sistema Google podem ser encontradas até sete edições deste ambiente "" que por sua vez se subdivide em atualizações mais específicas "", o percentual de concentração por versões é alto mais homogêneo do que você pode esperar inicialmente. Tanto é que mais de 80 por cento dos celulares equipados com a plataforma Android são distribuídos entre as versões 2.2 FroYo e 2.3 Gingerbread "" e, neste último caso, a distribuição é dividida, como indicamos,duas variáveis, referindo-se ao próprio 2.3 e 2.3.3 ””.
O grande número de dispositivos de médio porte que povoam o mercado de dispositivos Android é a razão para a grande presença do Android 2.3 Gingerbread no horizonte desse ecossistema. A maior parte deles corresponde também à subedição 2.3.3, sendo a que mais se repete na contagem de dispositivos "" nada menos que 63,9 por cento "". No entanto, um dado que chama a atenção é a penetração da versão mais recente do sistema. Referimo-nos ao Android 4.0 Ice Cream Sandwich, que domina o mercado de telefones celulares e tablets, ocupando 4,9 por cento da frota de dispositivos. Especificamente, o sanduíche de sorvete do Google”” Ou seja, Ice Cream Sandwich ”” sua participação é distribuída a uma taxa de 4,4 por cento para sua versão mais recente, 4.0.3, e 0,5 por cento anedótico, no caso da edição de abertura, ou seja, 4.0.
Outro fato interessante é a presença de cada uma das versões da plataforma que foi desenvolvida expressamente para tablets. Estamos falando do Android 3.0 Honeycomb, que juntos assume 3,3 por cento do bolo do ecossistema, a uma taxa de 0,1 por cento no caso da versão com a qual este ambiente foi lançado, um por cento se examinarmos Android 3.1 e 2.2 por cento se olharmos para o espaço reivindicado pelo Android 3.2.
Por fim, que apesar das versões mais recentes do sistema e da proliferação de aparelhos optando por uma das duas últimas edições da plataforma não pode ser esquecido, ainda existem usuários que resistem Retire seus dispositivos mais clássicos. Tanto é que as edições Android 1.5 ”” com 0,3 por cento ””, Android 1.6 ”” apresentando 0,7 por cento ”” e Android 2.1 ”” com 5, ainda persistem na contagem de versões. 5 por cento ””.
Há meses, surgiu a possibilidade de que o Android 5.0 Jelly Beam pudesse ser descoberto durante o verão , que será o próximo passo na escala evolutiva do ecossistema de robôs verdes. Durante o passado Mobile World Congress 2012 houve, de fato, indícios da presença da próxima versão que conheceremos do Android, embora sem alusões claramente explícitas. Google não confirmou a data de Android 5.0, e embora seria lógico para pensar que seria não vêm até a próxima edição será revelado o mobile terra natal "", isto é, o próximo Nexus””, Foi dito que durante o verão ou nas semanas após a semana de verão a edição que continuaria para Android 4.0 Ice Cream Sandwich poderia ser conhecida.
