Estamos com apenas duas horas de diferença até que a Nokia finlandesa revele sua nova estratégia para o mercado de celulares inteligentes em Londres; uma estratégia desenhada em conjunto com a Microsoft, cuja contribuição para o tandem foi o Windows Phone 7.5 Mango, seu sistema operacional para smartphones. Já temos indicações de pelo menos dois telefones para esta nova fase: o Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710, mas parece que há um terceiro. E vá em terceiro.
O terminal que completaria a tríade inicial de lançamentos da Nokia com Windows Phone seria o Nokia 900, embora este modelo, filtrado pelo site The Nokia Blog, nos leve a uma pequena confusão derivada de seu nome. E é que o fabricante com sede em Espoo tem atualmente um celular conhecido como Nokia 900 em seu catálogo. Referimo-nos ao terminal que funciona com o Maemo, um sistema exclusivo para este modelo e que foi o precursor do Nokia N9 (inspiração por sua vez no Nokia Lumia 800).
No momento não se sabe se a Nokia vai optar por uma nomenclatura árida baseada em uma numeração ou se vai batizar seus terminais registrados no ecossistema Windows Phone com nomes comerciais como Nokia Searay (Nokia Lumia 800), Nokia Sabre (Nokia Lumia 710) e Nokia Ace (Nokia 900).
Em todo caso, o documento vazado pelo referido site não se refere a um nome comercial neste sentido, então a dúvida permaneceria até que a cortina se levantasse no auditório London ExCeL em algumas horas.
Mas ainda há mais. E é que sob as supostas características que esse aparelho teria (sempre mantendo as informações vazadas), o novo Nokia 900 poderia acabar sendo o carro-chefe dessa etapa iminente que se abre no caminho da fabricante finlandesa.
Para sublinhar esta condição, basta dar uma olhada no que pode acabar constituindo a imagem técnica do Nokia 900, bastante semelhante, por outro lado, ao Nokia 800.
Para começar, uma tela de 4,3 polegadas viria para ver os telefones de referência do atual mercado de smartphones cara a cara. Ele também carregaria um processador de 1,4 GHz de energia suportado por um GB de RAM.
O ARMAZENAMENTO interno estará disponível nas versões 16 e 32 GB, sendo que as câmeras equipam uma resolução máxima de oito megapixels (com possível recurso de vídeo HD). O chip de comunicação NFC e um conector sem fio Bluetooth 4.0 não seriam deixados de fora. Todo esse equipamento teria como reserva de energia uma bateria de 1.800 miliamperes. Realidade ou pura fantasia? Em menos de duas horas podemos descobrir…