Nexus One, Nexus S, Samsung Galaxy Nexus e Samsung Nexus GT-I9260. É claro que os caras do Google e da Samsung vão decidir sobre um nome com tão pouco gancho comercial para o próximo celular nativo de Mountain View, mas por enquanto, essa é a única pista que temos do que poderia ser o quarto geração de dispositivos headend com sistema Android.
Através do site SamMobile, um documento interno da empresa sul-coreana foi descoberto, detalhando as características de um telefone que fica literalmente a meio caminho entre o mais recente Samsung Galaxy Nexus e o poderoso Samsung Galaxy S3.
Sem outros sinais de identidade que não o nome Samsung Nexus e o código GT-I9260 que mencionamos no início, este dispositivo ampliaria significativamente seus benefícios em relação ao que foi visto no Samsung Galaxy Nexus, aproximando-se das características do que hoje, Na ausência do Samsung Galaxy Note 2, é o telefone móvel baseado em Android mais poderoso do mercado.
Quatro são, em princípio, as diferenças que o misterioso Samsung Nexus mantém em relação ao seu antecessor: processador, câmera principal, câmera secundária e memória. Em tese, haveria um quinto, quanto à tela, embora a variação que se expõe no referido documento seja, no mínimo, desconcertante.
E é que, conforme mencionado, o Samsung Nexus teria uma tela de 4,65 polegadas baseada no painel Super AMOLED HD "" ou HD Super AMOLED, como a própria Samsung o chama "". Porém, o Galaxy Nexus já carrega uma tela desse tipo, de acordo com as especificações técnicas do equipamento, ao contrário do que diz a informação que vazou, que classifica o painel desse terminal como Super AMOLED. Assim, existem quatro diferenças básicas que, inicialmente, distanciariam um e outro dispositivo.
Em relação ao processador, um chip dual-core permaneceria, mas agora a frequência do clock da unidade vai de 1,2 GH para 1,5 GHz. As câmeras também ganham em solvência. Enquanto o Samsung Galaxy Nexus l cam uma combinação de cinco e uma câmera de 1.3 megapixels, o Samsung Nexus GT-I9260 aposta em maior resolução a este respeito, aumentando para oito 1.9 megapixels, respectivamente, assim equiparado a Visto no Samsung Galaxy S3. O que resta saber é se, além disso, carregaria os mesmos sensores que os de ponta da empresa sul-coreana.
Finalmente, a memória do hipotético Samsung Nexus também melhorou. Mas não em termos de armazenamento interno, mas de expansão. Como você já deve saber, o Google apresentou inicialmente dois modelos do Samsung Galaxy Nexus, de acordo com o fundo interno de 16 e 32 GB, embora por fim o modelo de 32 GB acabou sendo cancelado.
No caso do Samsung Nexus, permaneceria a versão de 16 GB, mas desta vez ofereceria, ao contrário do seu antecessor, a possibilidade de instalação de cartões de memória microSD. A dúvida, neste momento, é se o máximo expansível seria de 32GB, como é de costume, ou se adotará a opção Samsung Galaxy S3, que suporta drives de até 64GB.
Por fim, vale a pena levantar uma reflexão final sobre este dispositivo: estaríamos diante de uma revisão aprimorada do Samsung Galaxy Nexus ou antes da quarta geração de telefones do Google, sendo a terceira que sairia da conta da empresa sul-coreana?
No caso da primeira opção, parece mais do que provável que o terminal chegará ao mercado este ano com o sistema Android 4.1 Jelly Bean; se for a segunda opção, poderíamos começar a pesar um pequeno atraso adicional, talvez com vistas a enfrentar as primeiras barras de 2013 de mãos dadas com a próxima edição da plataforma da casa, que já foi em chamar Android 4.2 ”” ou Android 5.0 ”” Key Lime Pie.
