Índice:
O Samsung Galaxy S10, que seria apresentado no início de 2019, pode não ter alto-falantes. Sim, não enlouquecemos: um telefone sem alto-falante. Na verdade, não seria o primeiro. O Xiaomi Mi Mix, apresentado em 2016, também não incorporava alto-falantes, e usava uma tecnologia semelhante à do futuro Samsung Galaxy S10.Como tocará música e como falaremos ao telefone sem alto-falantes?
A vantagem de não incorporar alto-falantes é clara: ganhamos espaço na tela. E, como você verá em qualquer telefone, o alto-falante ocupa uma parte (pequena, mas ocupa) da frente do telefone. Não fica atrás nem lateralmente, mas na frente, a parte mais valiosa do telefone, que poderia ser usada para ter uma tela maior em menos espaço. E, uma tela maior também significa bordas menores, então também ganhamos em estética.
A tecnologia que tornaria isso possível foi batizada pela Samsung como "Sound On Display" (SoD), que passa a ser em espanhol "Sound on screen". Na verdade, e falando em prata, os sons do telefone sairiam da tela.
"Som na tela", a nova tecnologia da Samsung
A Samsung não deu detalhes sobre como essa tecnologia funciona, mas a anunciou na conferência SID Display Week que está sendo realizada em Los Angeles (Estados Unidos), na qual uma tela curva (e flexível) de 14 polegadas. Para se ter uma ideia, o que a Samsung deseja alcançar pode ser alcançado vibrando todo o telefone. Afinal, som são ondas produzidas por vibrações.
No caso do Xiaomi Mi Mix, a tecnologia é chamada de tecnologia acústica de cerâmica piezoelétrica Cantilever ; especificamente, é possível gerar sons por meio de vibrações no telefone por meio de um piezoelétrico, um componente eletrônico formado por um determinado cristal que, ao ser aplicado eletricidade nele, se deforma. Essa deformação é o que causa essa vibração. No caso do Mi Mix, o som é transmitido através da estrutura de metal, que é o que vibra.
E como sabemos que este tipo de alto-falante será incluído no Samsung Galaxy S10? Não é totalmente seguro, mas a Samsung garantiu que essa tecnologia está pronta para ser comercializada e que será incluída em smartphones em um futuro próximo.
Incluí-lo no Samsung Galaxy Note 9 seria muito precipitado, já que a apresentação é daqui a alguns meses, além do fato de que a frente do aparelho já foi filtrada e, de fato, ele tem um alto-falante; portanto, eles esperariam até o Galaxy S10, que ainda não entrou em fabricação, para incorporar essa nova tecnologia. Além disso, a gama "Galaxy S" é normalmente aquela com as grandes novidades e grandes mudanças do ano.
