Índice:
- As vantagens
- Flexibilidade no pagamento
- Descontos: principalmente nas operadoras
- Você quer em 3, 6, 12 ou 24 meses?
- Em alguns casos, você só precisa do seu ID
- Comprar um celular parcelado com uma operadora pode ser uma boa opção
- Os contras de comprar um celular parcelado
- Permanência com operadores
- Cuidado com as comissões
- E com os pênaltis
- Leia bem as condições
Você está procurando um novo celular? A maioria dos terminais topo de gama ultrapassam os 800 euros, o que torna difícil adquirir um terminal com estas vantagens, a menos que o optemos por meio de pagamento parcelado. Muitas lojas online já oferecem essa modalidade que nos permite pagar o terminal mensalmente por um período de tempo. Porém, a compra financiada tem suas vantagens e desvantagens. Vale a pena pagar parcelado pelo celular? Nós revisamos os prós e os contras.
As vantagens
Começamos falando sobre as vantagens de adquirir um terminal por meio de financiamento. Ou seja, pagando uma taxa que é distribuída em meses diferentes, até que o custo total do aparelho seja concluído.
Flexibilidade no pagamento
Não só por poder parcelar. Algumas lojas permitem flexibilidade no parcelamento . Portanto, se você quiser pagar a parcela que tem de um mês mais a que vai chegar em 30 dias, você pode. Você também pode concluir o pagamento quando quiser. Por exemplo, se você tem 4 meses restantes e deseja finalizar o pagamento agora, você pode escolher esta opção.
Descontos: principalmente nas operadoras
Muitas vezes, com o parcelamento , podemos usufruir de diversos descontos ou ofertas. Por que a parcela do celular tem mais desconto do que quando compramos em dinheiro? Principalmente porque assim as operadoras podem aplicar a permanência, um dos inconvenientes de que falarei mais tarde. Ou, porque a financeira oferece esse desconto para atrair mais clientes. Além disso, em alguns negócios não existe nenhum tipo de comissão no parcelamento.
Você quer em 3, 6, 12 ou 24 meses?
A Apple oferece em seu site o parcelamento sem juros e com possibilidade de escolha da taxa.
Vemos isso especialmente nas diferentes lojas de telefones online. Um dos pontos positivos é que podemos escolher a quantidade de parcelas para pagar nosso celular. Por exemplo, pague em 3, 6, 12 ou 24 meses. Claro, dependendo da taxa, o preço será um ou outro.
Em alguns casos, você só precisa do seu ID
Se você pensa em comprar um celular financiado, com certeza toda a papelada que você precisa fazer vem à mente: preencher contratos, mostrar folha de pagamento, modelos de declaração de impostos, certificados, etc. Embora seja verdade que algumas lojas ainda fazem isso, muitas das empresas financeiras têm formulários online muito mais simples. Por exemplo: na Amazon consegui comprar um produto parcelado e só tive que apresentar uma foto do meu RG dos dois lados. Em seguida, preencho o formulário com meus dados de contato e coloco o número do meu cartão para que possam efetuar o pagamento. Assim de simples.
Comprar um celular parcelado com uma operadora pode ser uma boa opção
Se você está interessado em adquirir um celular parcelado com uma operadora, pode ser um ponto muito interessante. Principalmente porque muitas operadoras lançam ofertas exclusivas para clientes que compram um celular com pagamento fracionado. Por exemplo, em Y oigo podemos comprar o Xiaomi Mi Note 10 por 10 euros por mês com a taxa SinFin. Com outras taxas a taxa é de até 14 euros por mês.
Os contras de comprar um celular parcelado
Claro, também existem desvantagens na compra de um celular com pagamento parcelado. Nós repassamos os pontos.
Permanência com operadores
As operadoras podem te dar um bom preço pelo seu celular parcelado sim, mas jogam com permanência. Na maioria dos casos, requerem uma estadia de 24 meses. Ou seja, durante os 24 meses você deve estar com eles e não pode fazer uma portabilidade para outra operadora. Se você fizer isso, eles podem cobrar uma multa.
Cuidado com as comissões
Na Amazon podemos comprar o iPhone 11 com financiamento, mas por 82 euros a mais para comissões.
em muitos casos encontramos as famosas comissões de financiamento, comissão de abertura, TIN, APR, etc. Isso faz com que o preço aumente. Por exemplo, na Amazon encontramos opções de pagamento parcelado que incorporam comissões.
Procuramos um iPhone 11 na Amazon. O preço do terminal de dinheiro é de 820 euros. Temos a possibilidade de parcelar 24 meses por 37,62 euros mensais. No entanto, a esse preço temos que adicionar a TIN (taxa de juros nominal) de 9,57% e a TAEG (taxa anual equivalente) de 10%. E O total l no final do parcelamento é de 902 euros. Ou seja, 82 euros a mais do que pagar na hora.
E com os pênaltis
Já não estamos a falar da pena dos operadores, mas das próprias financeiras. Se você não puder pagar uma taxa, ela será cobrada no mês seguinte, juntamente com o correspondente a essa data. Mas você não apenas verá o preço do mês anterior, mas também poderá cobrar uma multa por ignorar essa cota. O mesmo acontece se você decidir rescindir o contrato e pagar o restante dos meses em dinheiro.
Leia bem as condições
Comprar um celular parcelado pode ser muito tentador, mas dê uma olhada nas condições e descubra antes de prosseguir com a compra. Na maioria dos casos, o financiamento é de uma instituição financeira (Banco Cetelem, Cofidis, FacilPay…). Isso faz com que a loja ignore alguns motivos. Por exemplo, se um pagamento incorreto foi feito ou mesmo se tivermos problemas com o terminal e quisermos devolvê-lo.