Parece que este ano mais pessoas incorporaram a palavra smartphone em sua língua. Pelo menos, isso é demonstrado por um estudo recente que revela que as vendas desses tipos de telefones aumentaram no segundo trimestre de 2010 em 118 por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O fato de esses aparelhos serem mais caros que os celulares convencionais (que durante os meses incluídos naquele período também tiveram uma queda notável em seus preços) não tem impedido os usuários de terem visto nos smartphones a escolha desejada para reunir tantos das funções que, até então, estavam atribuídas a outros dispositivos.
Já foi a Associação Multissetorial de Tecnologia da Informação, Comunicações e Eletrônica (Asimelec), responsável pelo levantamento, que detalhou que durante o segundo trimestre do ano levou à venda de um total de 762.729 smartphones.
Isto representa quinze por cento do total de telemóveis vendidos no período, um total que representou quase metade do volume de negócios inferior aos terminais tradicionais (representado por uma diminuição de quatro por cento nas unidades vendidas nesta categoria).
Porém , o estudo não estabelece relação entre o aumento explosivo da penetração do smartphone no mercado geral e os motivos que levam o usuário a se decidir por essa tecnologia, mesmo sabendo que é mais cara que a dos terminais tradicionais.
Um estudo anterior realizado no Estados Unidos definida a intenção de clientes para os lucros do grupo em um único dispositivo, embora a popularização dos terminais de toque e o interesse despertado os sistemas operacionais móveis avançados também estão entre os suspeitos como forte aumento na demanda.
Outras notícias sobre… Estudos
