Até agora, os vírus atacaram pessoas e computadores. Quem ia nos dizer que um dia seriam os telefones celulares que sofreriam com essas terríveis doenças digitais. Bem, na era dos telefones celulares inteligentes, os cibercriminosos estão na ordem do dia. O último ataque registrado ocorreu na China e é direcionado a usuários de terminais com Android, um dos sistemas operacionais majoritários depois do Symbian. Estamos nos referindo a um Trojan chamado Geinimi. Usuários menos cautelosos correm risco.
Como dissemos, o Trojan Geinimi apareceu no território oriental. Especificamente na China. Sabe-se que afetaria única e exclusivamente os usuários de celulares com Android e que seu objetivo final seria obter os dados pessoais que porventura possam ser armazenados no próprio dispositivo. Dessa forma, os criminosos poderiam acessar as contas bancárias de suas vítimas, gerando roubos em diferentes escalas. A Lookout Mobile Security, uma conhecida empresa de antivírus, explicou que o Trojan é capaz de receber comandos de um servidor remoto para controlar o telefone.
E qual é o verdadeiro problema? Incidentes como esse ocorrem durante o download de conteúdo ou aplicativos de sites não oficiais. Nesse caso, os usuários infectados são aqueles que baixaram arquivos de um conhecido site chinês com aplicativos de sucesso.Os usuários que baixam aplicativos do Android Market oficial estão livres de problemas. Não se esqueça que é importante acessar sempre os aplicativos que o Google nos oferece diretamente para evitar este tipo de incidentes. Por enquanto, nenhuma ameaça de características semelhantes foi detectada na Europa.
Fotos por: laihiu, niallkennedy
Outras notícias sobre… Android, Malware
