A Vodafone cresce em celulares, fibra e tv, apesar das limitações devido ao coronavírus
Índice:
A crise econômica e de saúde causada pela Covid-19 não impediu a Vodafone de manter uma tendência de crescimento no último trimestre. O Estado de Alarme suspendeu a portabilidade por um tempo, mas as novas adições aos serviços da empresa (móvel, fibra e TV) fizeram com que a operadora crescesse o EBITDA para 8,2%.
Segundo a Vodafone, esse aumento se deve a diversos fatores. No mobile, devido aos novos preços e ofertas nas diferentes tarifas, bem como à implementação de redes 5G no mercado espanhol e ao aumento de clientes da marca Lowi. Na TV pela decisão de não renovar os direitos do futebol, por não oferecerem alta rentabilidade, e criando um catálogo de séries e filmes de acordo com a demanda dos usuários. Além de ofertas para PMEs e empresas com soluções de conectividade e segurança.
A receita de serviços no último trimestre fiscal do ano é de -2,7%, um valor um pouco mais positivo do que o do terceiro trimestre de 2019, que ficou em -6,5%. O que se traduz num âmbito de 3.904 milhões de euros em Espanha. As receitas totais atingem 4.296 milhões de euros. Mais uma vez, um ligeiro aumento em relação aos trimestres anteriores: no 1oT caíram -10% e no último trimestre -4%.
Aumento de clientes de celular, fibra e TV
Durante o primeiro trimestre de 2020, a Vodafone cresceu em clientes em todas as suas ofertas. O celular é onde vemos um maior aumento nos registros, com 51.000 novos registros. O número de adições às tarifas ilimitadas da operadora também cresce, atingindo 2,4 milhões de linhas ativas após um ano de lançamento da primeira tarifa ilimitada.
O gráfico mostra a evolução de cada negócio da Vodafone por trimestre
Na TV somam mais de 41.000 clientes. Deixando um total de 120.000 novos usuários nas três ofertas durante o último trimestre fiscal. A empresa decidiu trocar o futebol por séries e filmes, criando um catálogo focado no mercado espanhol e agregando os conteúdos mais solicitados pelos clientes. Também pela nova oferta flexível, que consiste em 5 pacotes diferentes para utilizadores que, por exemplo, pretendam apenas ver filmes ou séries.
No Fibra, o aumento de clientes é de 28 mil novos cadastros, e já atingem um total de 2.956 mil clientes. Lowi, a marca de baixo custo da Vodafone, cresceu 50% no último trimestre.
Vodafone Business
As receitas do serviço Vodafone Espanha para empresas e administrações públicas aumentaram 7 por cento e para as PME 6 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento se deve a novas ofertas e soluções de conectividade para trabalho, além da implantação de redes 5G. Eles também cresceram em IoT em 22%, IPVPN em 16% e Cloud & Hosting em 59% em comparação com o ano anterior.