Vodafone inicia testes piloto de sua rede lte avançada
No verão passado, começou a abrir o serviço 4G em nosso país. Yoigo foi o primeiro a anunciá-lo, mas a Vodafone avançou ao inaugurar gradualmente a rede para os seus clientes em diferentes cidades espanholas. Hoje sabemos que a estratégia da operadora de origem britânica visa dar um passo em frente recorrendo ao sistema Advanced LTE (LTE-A). A empresa vermelha anunciou que iniciou a fase de testes deste padrão de conexão de quarta geração, que é capaz de atingir taxas de transferência de até 300 Mbps usando um dispositivo compatível.
Na prática, a Vodafone informa que as experiências que está a realizar têm dado resultados satisfatórios, atingindo velocidades de download superiores a 280 Mbps, atingindo picos eventuais de 297 Mbps. A sua rede LTE comercial atinge níveis de 150 Mbps, embora na prática o serviço opere a taxas máximas da ordem de 90 Mbps, conseguindo registos de latência muito baixos "" o tempo de latência é uma das vantagens das ligações 4G "".
De momento, o operador não antecipa prazos para a abertura do serviço Advanced LTE no âmbito da sua oferta comercial. A experiência de hoje limita-se à fase experimental, pelo que se realizam testes laboratoriais no complexo AZCA e na zona de Nuevos Ministerios de Madrid. A ideia é que em breve os testes sejam alargados a outras zonas de Madrid, bem como a Barcelona, de forma a que a cobertura seja progressivamente alargada de forma a fazer face à eventual procura deste serviço no futuro.
Em testes, a Vodafone está usando as bandas de frequência de 1.800 e 2.600 MHz, que atualmente usa para tráfego de dados em sua rede 4G. Estas bandas foram assumidas desde o início como a solução necessária para inaugurar o serviço, embora tanto a operadora vermelha como o resto das companhias telefônicas considerem importante que o regulador libere a rede de 800 MHz para que seja utilizada para canalizar dados do serviço LTE. A razão para isso é que a referida banda inclui maior potência nas conexões, proporcionando também mais estabilidade. Neste momento, esta frequência é usada para transmissões de rádio TDT, mas não será lançado, em tese, até o ano que vem.
No momento existem cinco operadoras que oferecem conexões 4G aos seus clientes. Além da Vodafone, Yoigo e Orange têm sua própria rede. Ambos compartilharam suas infraestruturas com outras empresas. A Movistar, por exemplo, acertou um plano de convergência com a Yoigo, que beneficia dos serviços ADSL e de fibra ótica da operadora azul para poder oferecer pacotes completos, enquanto este último é alimentado pela rede LTE da empresa, que é maioritariamente detida pela empresa. TeliaSonera sueca. Orange, por sua vez, compartilha suas bandas com AmenaEmbora mais do que um acordo, neste caso falaríamos de um enriquecimento da oferta da operadora móvel virtual (OMV) da empresa francesa.