Vodafone lança sua rede 4g na Espanha
A Vodafone será a primeira a fornecer o serviço de Internet móvel LTE de quarta geração. É muito difícil para a Movistar se antecipar, já que dentro de alguns dias (29 de maio) a operadora de origem britânica abrirá a contratação de seus novos serviços de dados em alta velocidade. Sete serão as cidades que participarão do lançamento do LTE na Espanha: Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Bilbao, Málaga e Palma de Maiorca.
De momento, não há data para a continuação da implantação noutras cidades do território nacional, o que deverá estar sujeito à rede que a Vodafone irá utilizar para esta primeira fase de cobertura de quarta geração. Assim como a Orange, a empresa vermelha usará as bandas de 1.800 e 2.600 MHz, enquanto se aguarda a regulamentação da frequência de 800 MHz, que está exposta como prioridade para o tráfego LTE, mas só no próximo ano. Ele será liberado de seu uso atual, dedicado à TDT.
O serviço LTE da Vodafone estará disponível para todos os clientes que pretendam aderir a este novo tipo de ligação em qualquer uma das cidades que terão cobertura. Será uma oferta gratuita até 30 de setembro, e distinguimos este ponto porque, ao contrário do que Yoigo ou Orange anunciaram, a Vodafone cobrará pelo serviço 4G em determinados casos. Ou melhor, não o fará em quatro cenários. Quem tiver uma tarifa Vodafone RED3, Vodafone RED3 Pro, Vodafone RED4 Pro ou Internet móvel de 10 GB não irá adicionar novos encargos à sua fatura. Os restantes clientes que contratem acesso às redes LTE deverão pagar 10,89 euros.
Aqueles que estão interessados devem considerar vários detalhes. Para começar, é claro, eles precisam entrar em contato com um terminal compatível para acessar redes LTE nas bandas-alvo. O mais prático alta - dispositivos finais que hoje povoam a contemplar mercado esta disposição, incluindo o Samsung Galaxy S4, HTC One, iPhone 5, a Nokia Lumia 920 e Nokia Lumia 820, Huawei Ascend P2 ou Sony Xperia Z. Muitos tablets, como o Sony Xperia Tablet Z ou os modelos mais recentes do Apple iPad, também têm suporte para esse tipo de 4G. Se formos utilizadores de algum destes dispositivos, podemos ir a uma das lojas emblemáticas das cidades mencionadas a partir do29 de maio para solicitar a ativação do serviço, que em alguns casos pode exigir um novo cartão SIM. No dia 4 de junho, a contratação estaria disponível nas demais lojas, bem como no site da operadora.
Segundo a Vodafone, estarão em condições de prestar um serviço LTE compatível com a chamada categoria 4, ou seja, suportaria taxas teóricas de download até 150 Mbps, bem como uploads de dados até 50 Mbps. Para fazer isso, é claro, você teria que estar em um ponto em que a cobertura fosse ideal e ter um dispositivo que reconhecesse esse padrão. A primeira fase de estreia da rede LTE da Vodafone terá 55 por cento de cobertura outdoor nas cidades que irão participar na abertura do serviço, com 25 por cento de cobertura em indoor. Em setembroum segundo estágio aconteceria, que espera ser capaz de satisfazer 85% de cobertura externa e 60% interna.