Vodafone apresenta resultados: clientes crescem e receitas diminuem
Índice:
- A Vodafone começa a crescer com a recuperação de clientes
- Estratégia de negócios como principal motor de recuperação
Como habitualmente, a empresa britânica divulgou os resultados financeiros dos últimos trimestres de 2019. Seguindo a tendência do penúltimo trimestre, a carteira de clientes tem aumentado significativamente em todos os serviços que a operadora oferece atualmente. Embora as receitas de serviço voltem a cair, a Vodafone confirmou que a tendência de baixa é decrescente, como veremos a seguir.
A Vodafone começa a crescer com a recuperação de clientes
Os resultados apresentados durante o primeiro semestre de 2019 já começavam a experimentar uma recuperação modesta. Meio ano depois, a operadora consolida a recuperação reduzindo a queda nas receitas de serviços, que passa de 8% no segundo trimestre e 9,3% no primeiro trimestre para 6,5% nos últimos quatro meses. Em termos absolutos, as receitas de serviços ultrapassam os 966,4 milhões de euros.
Se falamos de número de clientes, a Vodafone anunciou que todos os seus serviços tiveram um crescimento significativo em relação a períodos anteriores. Os números apresentados pela empresa britânica são fixados da seguinte forma:
- A carteira de clientes de tarifa móvel com contrato aumenta em 19.000 novas contratações.
- A carteira de clientes de fibra e fixo aumenta em 45.000 novas contratações.
- A carteira de clientes de banda larga e fixos aumenta em 9.000 novas contratações.
- A base de clientes da Vodafone TV aumenta em 56.000 novas contratações: o maior crescimento trimestral dos últimos três anos.
Em número de linhas, a empresa conseguiu aumentar o número para 3,2 milhões, dos quais 1,8 milhões pertencem a linhas móveis com dados ilimitados: mais da metade das linhas ativas. O número total de linhas móveis, portanto, permanece em mais de 13,57 milhões. Não há nada.
Se falarmos do segmento de operadoras vermelhas para empresas e PMEs, a empresa teve um crescimento de receita de 6,9% no setor de administração pública e 5,7% no setor de pequenos negócios. Os negócios das empresas IoT, IPVPN e Cloud & Hosting cresceram 35,8%, 18,3% e 63,2% trimestralmente em relação ao trimestre do ano anterior. Nas palavras da Vodafone, este crescimento tem sido impulsionado pela implementação do 5G e pela apresentação de novos serviços dirigidos a empresas e administrações.
Estratégia de negócios como principal motor de recuperação
Isso foi confirmado pela própria empresa em um comunicado oficial. Os motivos referidos na nota original falam do bom trabalho da estratégia comercial apresentada ao longo de 2019, estratégia comercial que tem vindo a trazer várias tarifas móveis com dados ilimitados e a inclusão do 5G na maioria dos planos apresentados ao longo do ano.
A Vodafone atribui também o sucesso da sua estratégia à promoção da Lowi como empresa low cost e low end e ao catálogo de séries e cinema disponibilizado nos serviços da Vodafone TV: o maior de Espanha, segundo a própria empresa. Outra razão que a Vodafone atribui a este crescimento tem a ver com o grau de satisfação com os serviços prestados pelos clientes.
Mais uma vez, a operadora estabelece-se como líder absoluta com quatro pontos positivos acima da segunda operadora em termos de NPS (Net Promoter Score). O grau de satisfação aplica-se tanto a clientes empresariais como particulares, de acordo com dados apresentados pela empresa.