Vodafone reduz o nível de receita de serviço na Espanha em 6,4%
Índice:
À semelhança de todos os anos fiscais, a Vodafone acaba de anunciar os resultados financeiros do ano anterior 2018. Os resultados obtidos, embora positivos, refletem uma diminuição que reflete uma diminuição de cerca de 7% em termos de resultados face ao ano fiscal anterior (2017). E é que apesar de a empresa ter diversificado o seu actual catálogo de serviços, a recuperação de capital no curto prazo tem sido inferior ao previsto, sendo um objectivo de médio prazo com o qual se pretende recuperar o investimento nos diferentes serviços de da empresa, bem como a implementação de redes 5G.
A causa desse declínio? A grosso modo , aumentando o número de sinistros nos diversos serviços da operadora britânica. Tendência de queda que se aplica tanto a linhas móveis quanto a pacotes de Fibra + Televisão.
Vodafone fatura 4.275 milhões de euros, 6,4% menos que em 2017
É o que vimos nos resultados apresentados pela Vodafone esta manhã. Especificamente, a empresa registou um decréscimo de 6,4% face ao mesmo período de 2017, com um lucro total de cerca de 4.200 milhões de euros.
Os números apresentados pelo operador refletem o seguinte:
- Linhas de telemóvel: o decréscimo de clientes no quarto trimestre do ano reduziu-se para 56.000 face aos 106.000 negativos e 94.000 no segundo e terceiro trimestres, perfazendo um total de 11,4 milhões de clientes activos.
- Banda larga fixa: a base de clientes voltou a crescer em 1.000 novas contratações, chegando a 3,2 milhões de linhas totais.
- Linhas de fibra: o número de clientes aumentou em 60.000 novos usuários com uma base de 2,9 milhões.
- Serviços Vodafone TV: o número de contratações cresceu 36.000 novos clientes, atingindo um total de 1,3 milhões.
Da Vodafone têm realçado a sua estratégia comercial para este ano e os seguintes, com uma aposta no digital que expande os serviços que dizem respeito à telefonia móvel, Internet, Vodafone TV e novas tecnologias de rede, como o tão esperado 5G, que se prevê chegará durante os meses de verão às principais cidades espanholas (Madrid, Barcelona, Bilbao, Valência, Saragoça…).
É assim que se mantém a distribuição da marca do grupo Vodafone e o posicionamento de cada um em Espanha
Alguns dos serviços que a empresa deseja destacar baseiam-se nos seguintes pacotes:
- Bit Vodafone: a primeira família 100% digital de tarifas de fibra e móveis em Espanha.
- Tarifas Vodafone Unlimited: a oferta de primeira tarifa com planos ilimitados de voz e dados.
- Vodafone TV: eliminação do pacote futebol e criação de novas séries e pacotes de cinema para melhorar a oferta actual com possibilidade de contratação individual, de forma a que não seja necessário contratar um pacote com todos os serviços.
Por último, mas não menos importante, a Vodafone deu alguns dos planos futuros para a implantação da linha 5G, cuja implementação final não está prevista até pelo menos 2020 em todas as populações de Espanha.
Especificamente, a empresa deu detalhes sobre o atual acordo com a Orange para a distribuição de áreas para implantação de 5G, com locais que variam de 1.000 e 25.000 habitantes a 175.000 para garantir a chegada da rede aos locais menos populosos e acessível onde as redes 4G atualmente não operam.