Proprietários de telefones celulares baseados no Windows Phone 7 agora podem respirar com facilidade: o popular aplicativo WhatsApp já está no Marketplace (a loja de utilitários para download dedicada ao sistema operacional da Microsoft para smartphones).
Assim como nas demais plataformas em que já funciona, o WhatsApp para Windows Phone 7 é lançado gratuitamente, dando a opção de se comunicar com outros usuários que utilizam o mesmo aplicativo por meio de mensagens instantâneas push . Ou seja, funciona como um programa tradicional, exceto que as notificações na tela se comportam, para fins práticos, como recebemos uma mensagem SMS de uma vida inteira (mas sem cobrança por cada bloco enviado).
O aplicativo permite o envio de mensagens para todos os telefones que possuem WhatsApp, independentemente do sistema operacional em que o aplicativo está instalado. Assim, os usuários que baixarem o WhatsApp no Windows Phone, poderão se comunicar com outros que operam com Android, iOS (iPhone) ou Symbian.
O único requisito que os usuários devem cumprir para baixar e instalar o WhatsApp em seu Windows Phone é ter a versão mais recente do sistema, chamada Mango. Já existe uma versão pululando na rede para quem quiser instalá-la manualmente em alguns terminais compatíveis (como o HTC 7 Trophy), e diz-se que na França também estariam disponíveis aparelhos que funcionam com esta plataforma e possuem firmware Orange. os portões começam a se atualizar.
Em qualquer caso, você pode usar um beta (uma versão de testes) do WhatsApp para Windows Phone 7 (a versão atual, não a um que conhecemos como Mango), apesar de não ter todas as funções que nos encontraríamos na edição final este utilitário oferece muitas das possibilidades que o famoso aplicativo multiplataforma fornecerá.
A chegada do WhatsApp foi questionada quando a Microsoft anunciou pela primeira vez a compra do Skype e, posteriormente, a aquisição indireta do GroupMe. Com isto, pensou-se que os de Redmond apostariam no seu próprio sistema de mensagens móveis, embora tenham finalmente optado por desenvolver uma estratégia conjunta, combinando uma aplicação dedicada (mas mantendo-se multiplataforma, como o Skype) com um programa presente em outros ecossistemas.