Índice:
Após vários meses de espera, finalmente chega um dos recursos mais solicitados pelos usuários do aplicativo WhatsApp. Nos referimos a vídeos PiP, mais conhecidos como vídeos flutuantes. Este recurso nos permite visualizar qualquer vídeo compartilhado do Facebook, YouTube ou qualquer serviço com vídeos hospedados em uma pequena janela flutuante que podemos mover ao nosso gosto através do aplicativo. Até agora era um recurso exclusivo da versão beta do WhatsApp. Hoje, a versão estável é atualizada em todo o mundo com vídeos PiP como o recurso mais proeminente.
Como reproduzir vídeos PiP em janela flutuante no WhatsApp
No momento, o mais seguro é que você já possui a função citada em seu aplicativo WhatsApp. Como costumamos recomendar nesses casos, a melhor maneira de ter os recursos mais recentes do aplicativo é baixar a versão estável mais recente do Google Play ou do site APK Mirror neste link (para instalá-lo a partir deste último, devemos ativar o Instalar Fontes desconhecidas das configurações do Android).
Se já temos a versão mais recente, que corresponde à terminação 2.18.380, podemos agora reproduzir qualquer vídeo da Internet em uma janela flutuante. Para isso, basta compartilhar um vídeo do Facebook ou YouTube clicando no botão Compartilhar e selecionar a conversa com a qual queremos compartilhar o vídeo em questão. Depois de enviado, só teremos que clicar nele e ele será reproduzido automaticamente como uma janela dentro da conversa.
Podemos movê-lo e até mesmo modificar seu tamanho. Também podemos reproduzi-lo em tela cheia sem sair do WhatsApp se clicarmos no botão respectivo. O que não podemos fazer é visualizá-lo fora da conversa ou do aplicativo; o único lugar onde podemos reproduzi-lo é em uma conversa em grupo ou individual.
Outro aspecto que devemos levar em consideração é que para que o vídeo seja compatível com a janela PiP, devemos compartilhá-lo desde a aplicação fonte através do botão Share correspondente. Em nenhum caso funcionará se copiarmos e colarmos o link deste diretamente do navegador na gaveta de mensagens do WhatsApp, pelo menos está em nossos testes. Se por acaso não tivermos recebido o referido recurso, mesmo atualizando o WhatsApp para a versão mais recente, a única coisa que podemos fazer é esperar que a empresa o ative em nossa região.