Chama-se WhatSIM e é o primeiro cartão SIM do mundo projetado para permitir a comunicação através do aplicativo do WhatsApp de forma gratuita e sem contratar nenhuma taxa de dados. O WhatSIM tem o preço de dez euros, e pode conversar sem limite através do WhatsApp em mais de 150 países (incluindo Espanha). Este cartão destina-se exclusivamente ao aplicativo WhatsApp e não requer uma conexão de dados ou uma conexão Wi-Fi para permitir a comunicação do celular por meio deste aplicativo de mensagens instantâneas.
O WhatSIM é totalmente alheio aos responsáveis pelo WhatsApp e foi criado pelo italiano Manuel Zanella, empresário especializado na gestão de companhias telefônicas de baixo custo. Claro que com o cartão WhatSIM apenas as mensagens que enviamos através do WhatsApp são gratuitas, ao passo que se quisermos enviar imagens, vídeos ou notas de voz teremos que comprar créditos adicionais.
E como funciona o WhatSIM ? De acordo com seus criadores, WhatSIM se conecta com as linhas de mais de 400 companhias telefônicas em mais de 150 países nos quais é oferecido. De momento não sabemos o tipo de ligação através da qual funciona este cartão, embora os seus gestores indiquem que a mudança de ligação entre as coberturas de uma empresa e outra é feita de forma automática, sem que o utilizador perceba.
Os créditos WhatSIM servem para enviar imagens, vídeos ou memos de voz via WhatsApp. Cada recarga de cinco euros acrescenta 1.000 créditos à conta do usuário. O custo do envio de arquivos multimídia depende do país de onde o envio é feito, já que o consumo de créditos se divide em quatro zonas diferentes (cada zona com uma lista específica de países que podem ser consultadas neste link: http: // www.whatsim.com/en/rates). Em qualquer caso, o envio de uma imagem pelo WhatsApp pode nos custar de 20 a 200 créditos, enquanto se quisermos enviar uma nota de voz gastaremos entre cinco e 40 créditos.
Para se ter uma ideia, na Espanha o custo de compartilhar arquivos de mídia pelo WhatsApp do cartão WhatSIM é o seguinte: 20 créditos por uma imagem, 100 créditos por um vídeo e cinco créditos por uma mensagem de voz. A localização e os contatos podem ser compartilhados de forma ilimitada, sem custo adicional.
Para comprar o WhatSIM, você precisa seguir este link: http://www.whatsim.com/en/buy-now. No caso de querermos comprar este cartão de Espanha, os portes de envio são de cinco euros, pelo que o preço final que temos de pagar para poder usar o WhatsApp de forma ilimitada para enviar mensagens durante um ano é de 15 euros.
A lista completa de países onde o WhatSIM atua pode ser consultada neste link: http://www.whatsim.com/en/coverage, onde podemos encontrar países como Espanha, França, Alemanha, Itália, Chile, Colômbia, México, Venezuela, Polônia ou Romênia, entre muitos outros (mais de 150 países, segundo porta-vozes do WhatSIM).