Com passo lento, mas firme. É assim que estamos conhecendo as novidades da atualização do Windows 10 para celulares, que se tornará a versão que sucederá o sistema operacional Windows Phone 8.1. Um novo vazamento nos colocou na trilha de um novo sistema de tiles interativos que, sob o nome de Mixview, poderia ser incorporado às notícias da futura atualização do Windows 10 em sua versão destinada para telefones celulares.
Aparentemente, Mixview é o nome ao qual responderá uma nova tecnologia de tiles interativos em que o usuário acessaria as informações dos aplicativos sem ter que abri-los completamente. Isso seria possível graças a um sistema de tiles em que, no momento em que o usuário clicasse em um ícone de um aplicativo na tela inicial, esse ícone se multiplicaria em vários tiles flutuantes que mostrariam informações sobre o aplicativo em questão.
Este sistema poderia ser herdado do Microsoft McLaren, um projecto de smartphones Microsoft que num primeiro momento nós pensamos que iria corresponder a um novo Microsoft Lumia 1030 e, eventualmente, foi negado e listado como um rumor falso. A Microsoft McLaren, hoje totalmente cancelada, tinha planejado incorporar uma tela com algum tipo de tecnologia tridimensional que tornaria precisamente possível o sistema de ladrilhos flutuantes ou ladrilhos interativos de que estamos falando nesta ocasião.
Conforme anunciado pelo site norte-americano WindowsCentral , a Microsoft poderia ter conseguido incorporar essa tecnologia de bloco flutuante na versão móvel do Windows 10 do sistema operacional Windows Phone. Desta forma, deve-se inicialmente supor que qualquer smartphone compatível com o Windows 10 para celular possa usufruir deste novo sistema de tiles.
Para nos dar uma ideia gráfica e visual de como funcionará o sistema de blocos interativos do Windows 10 para celular, basta dar uma olhada no Zune MixView, o programa que uma vez tentou se tornar uma competição da Microsoft contra o programa iTunes da empresa americana Apple. O Zune MixView incorporou um sistema de painel frontal que funcionou exatamente como estamos discutindo os blocos interativos no Windows 10; o usuário clicava em um ícone de uma capa e ícones flutuantes eram exibidos automaticamente, incluindo sugestões sobre a reprodução da música atual.
No momento só sabemos com relativa segurança que a atualização do Windows 10 mobile deverá ser oficialmente apresentada e detalhada durante o Mobile World Congress 2015, um evento de tecnologia - no qual a Microsoft já confirmou a sua presença - que acontecerá em Barcelona (Espanha) no início de março. Mesmo que os últimos rumores sobre o Windows 10 sejam verdadeiros, esta apresentação pode ser antecipada para janeiro.