O povo de Redmond está com sorte. A empresa Microsoft acaba de atingir um recorde histórico. E é que o novo Market Place, a loja de aplicativos móveis com Windows Phone 7, acaba de chegar a 10.200 aplicativos, uma grande cifra que começaria a se consolidar como uma loja de aplicativos de referência, fazendo a ponte com o Android Market do Google e com a Apple App Store, carro-chefe no mercado de aplicativos móveis. Mas há um fato importante que, neste caso, somos forçados a contrastar: o Market Place alcançou10.200 inscrições em apenas quatro meses.
O Market Place é a loja que abriga todos os aplicativos, gratuitos e pagos, disponíveis para o Windows Phone 7. Neste caso, encontramos dados muito relevantes. E é que nem o Android Market nem a Apple App Store conseguiram chegar a esse número no tempo que a Microsoft o fez. Os desenvolvedores de aplicativos, e a fábrica de Redmond em particular, chegaram a fazer upload de até 1.000 aplicativos por semana, uma quantia que representa um esforço considerável por parte da empresa. Portanto, não é estranho que o Windows Phone 7já tem esse grande número de aplicativos para celulares.
Em todo caso, os especialistas têm certeza de que a aliança entre a Nokia e a Microsoft foi um passo fundamental para dar um importante impulso à criação de novos aplicativos. O fato de que a gigante finlandesa entrou no movimento do Windows Phone 7 motivou muitos, muitos desenvolvedores que viram mais chances de sucesso para o novo sistema operacional da Microsoft com a Nokia.
Além disso, espera-se que dentro de alguns meses, apenas quando a Nokia apresentar os terminais com Windows Phone 7, o ritmo das aplicações aumente progressivamente. Vale lembrar que o Android Market já possui 200.000 programas, enquanto a App Store já possui até 350.000 em seu catálogo. A corrida começou.
Outras notícias sobre… Windows