Muito se tem falado sobre a compra da Nokia "" de sua divisão de terminais e hardware "" pela norte-americana Microsoft. Os de Redmond querem ter total tutela sobre a família de aparelhos que comanda o avanço do Windows Phone no mercado. Logicamente, é muito cedo para saber como se materializarão os resultados dessa nova situação, mas o que começamos a ter indícios é como será o Windows Phone 8.1, a próxima versão da plataforma. Algumas fontes diferentes revelaram imagens que mostram capturas de tela da interface principal da próxima etapa na progressão de um ambiente que foi lançado em 2010.
Por outro lado, a partir do XDA Developers foi divulgada uma captura que mostra um novo bloco projetado para agrupar as notificações que são recebidas, de forma que todas sejam agrupadas em um único espaço, o que ajudaria a manter a ordem nas atualizações recebidas do sistema mensagens, bem como e-mails ou notícias nas redes sociais. A proposta manteria assim uma certa coerência com o aplaudido e minimalista espaço principal do Windows Phone, sem , portanto, recorrer à também exitosa fórmula do Android, que a Apple por sua vez tomou emprestada.
Da mesma forma, na mesma imagem podemos ver que outro bloco mostra anúncios dedicados ao Skype e Outlook "" Sistema de e- mail nativo da Microsoft e herdeiro do Hotmail "", embora seja difícil adivinhar o que poderia ser. No entanto, contando com outra imagem filtrada, desta vez de windows-phone.pl, podemos ter pistas sobre isso. Nesta captura você pode ver como vários tiles podem ser mantidos selecionados simultaneamente, o que aparentemente poderia proceder a algum tipo de agrupamento seguindo critérios aleatórios. Assim, é convidado a pensar na possibilidade de que o Windows Phone 8.1 eExiste a opção de juntar vários tiles em uma pasta, o que ajuda a manter um pouco de ordem na interface principal do sistema operacional Microsoft.
No momento não há datas que sirvam de guia para saber quando o Redmond lançaria a versão 8.1 do Windows Phone. Até agora eles vêm apresentando prévias durante os primeiros compassos do verão para lançar a atualização durante o último trimestre do ano. No entanto, em 2012 limitaram-se a apresentar uma versão, a última em vigor até então, que só seria lançada em novos terminais, apresentando uma atualização que manteve algumas das funcionalidades mais recentes, embora com ligeiras diferenças (Windows Phone 7.8). Tendo em vista que a Nokia apresentará o novo Nokia Lumia 1520 "" o primeiro phablet no dia 26 de setembro com o Windows Phone em geral e a Nokia em particular ””, pode ser que a Microsoft tenha aproveitado a oportunidade para dar o pontapé inicial na corrida do Windows Phone 8.1. Apesar de tudo, não há indícios que apontem nessa direção. O que parece claro é que os atuais telefones Windows Phone 8 podem ser atualizados, de acordo com as pistas que o Nokia Lumia 620 já mostrou com a versão ainda não publicada.