Em 21 de junho, a seguinte versão do sistema operacional móvel da Microsoft foi apresentada: Windows Phone 8. Entre algumas das novidades "" deixando de lado a estética em sua interface de usuário "" estava a compatibilidade com processadores com mais de um núcleo ou o reconhecimento de cartões de memória MicroSD. No último caso, as limitações que os usuários podem encontrar são conhecidas.
Uma das desvantagens dos smartphones atuais no mercado com Windows Phone 7.5 ”” também conhecido como versão Mango ”” é que o usuário só poderia utilizar o espaço de armazenamento físico do terminal para guardar informações. No caso de precisar de mais memória, a Microsoft recorreu ao uso do SkyDrive: um serviço baseado na Internet que oferecia até 25 GB de forma totalmente gratuita.
No entanto, com a apresentação do Windows Phone 8, as coisas mudaram. E é que a galera do Steve Ballmer comentou que com a nova atualização, os celulares avançados que aparecessem em cena com esses ícones teriam a possibilidade de usar cartões de memória de até 32 GB em formato MicroSD. Na conferência foi comentado que, além de poder salvar arquivos de vídeo, música ou imagens, também poderiam ser instalados aplicativos. Mas poucos dias depois ele voltou ao palco e este último ponto foi qualificado.
Aparentemente, e segundo a Cnet , os aplicativos ainda precisarão estar instalados na memória do terminal para que funcionem. Ou seja, por enquanto rejeita-se a possibilidade de poder transferir aplicativos para cartões de memória como acontece no Android, por exemplo, e liberar espaço interno no smartphone . O que o cliente pode fazer é instalar aplicativos na memória interna do smartphone a partir do cartão. O que isto significa? Bem, os aplicativos não devem ser baixados "" necessariamente "" do Marketplace, a loja de aplicativos da plataforma móvel.
Portanto, os arquivos de instalação podem ser salvos nos cartões e, em seguida, proceder à sua instalação dentro do terminal. Outra leitura dessa peça poderia ser a seguinte: os desenvolvedores terão mais liberdade na hora de oferecer suas criações, podendo oferecê-las em diversos canais, seja através do Marketplace ou de uma página dedicada na Internet, por exemplo, a sua.
Outro exemplo que pode ser vislumbrado com esta mudança é que a Microsoft também pensou nos usuários corporativos: desta forma, a empresa poderá utilizar seus próprios aplicativos de forma mais direta e sem ter que esperar a aprovação da Microsoft; Em outras palavras, seria criado o aplicativo que os trabalhadores devem utilizar para realizar suas tarefas e o processo será muito mais direto e simples. Portanto, os aplicativos podem ser instalados diretamente de um cartão MicroSD.
Por outro lado, e para concluir, os fabricantes "" Samsung, Nokia, HTC ou Huawei são alguns dos primeiros a confirmar que estarão envolvidos no alho "" devem levar em conta esta característica e dotar seus terminais com memórias internas suficientes grande o suficiente para abrigar um grande número de aplicativos ou videogames sem que o espaço interno seja um problema.
